KPIs financeiros para gestão de negócios
Falar em gestão de negócios eficiente implica em falar sobre a gestão financeira, o que possibilita o crescimento saudável de um negócio. Para auxiliar no processo de mensuração do desempenho financeiro, existem os KPIs financeiros.
Compreender como está a saúde financeira de uma empresa é fundamental para realizar novos investimentos ou avaliar a necessidade de conter gastos.
Para que essa análise seja mais precisa e ágil, é possível utilizar algumas ferramentas que medem o sucesso da operação, sendo o uso de KPIs financeiros os mais indicados para monitorar a gestão financeira.
O que é um KPI?
O termo KPI vem do inglês “Key Performance Indicator”, que em português significa “Indicadores Chave de Desempenho”.
Basicamente, eles contribuem para a medição do desempenho e resultados de uma empresa.
Os KPIs financeiros são índices que auxiliam no acompanhamento dos resultados e estratégias aplicadas pela área financeira.
Assim, permitem avaliar se os investimentos realizados e se os processos de venda, por exemplo, estão promovendo resultados positivos para o crescimento do negócio.
Para se ter uma ideia, nessa área os KPIs permitem avaliar entradas e saídas financeiras, a rentabilidade de investimentos, o lucro obtido, qual o índice de gastos, dentre outros aspectos.
Com isso é possível alinhar objetivos, quais ações precisam ser feitas para alcançá-lo e quais investimentos proporcionam o melhor desenvolvimento, considerando os resultados analisados e a situação real do negócio.
No decorrer do conteúdo abaixo explicaremos quais os principais KPIs da área financeira e qual o benefício de utilizar essas métricas.
Principais KPIs Financeiros
Para que um negócio se mantenha competitivo e qualificado, é crucial identificar como está a saúde financeira da empresa e quais investimentos oferecem melhores resultados para desenvolver a marca.
Por esse motivo é fundamental analisar se o processo de gestão financeira tem eficiência ou se é necessário aplicar ajustes nos fluxos e estratégias.
O setor financeiro pode recorrer a diferentes métodos de análise para acompanhar os índices de crescimento, quais resultados obtidos e se o giro de capital está ocorrendo de forma adequada.
Lucratividade, endividamento, faturamento, EBITDA, custos e recebimentos são apenas alguns dos indicadores-chave que podem compor a análise estatística da saúde do negócio.
Todos esses índices de desempenho podem ser utilizados de forma individual, promovendo uma visão clara sobre um aspecto, como a rentabilidade, da empresa.
Para que decisões mais qualificadas sejam tomadas é possível comparar os indicadores mais relevantes para alcançar objetivos específicos, possibilitando uma visão macro da saúde financeira.
Por exemplo, caso queira ampliar a sua abrangência de atuação, estabelecendo novas unidades em outras cidades, você pode identificar que o faturamento e os custos são dois aspectos cruciais para começar a construção e planejamento das novas lojas, identificando o orçamento disponível para direcionar aos materiais necessários.
Isso significa que, quanto mais claro estiverem os objetivos da empresa e quais parâmetros devem ser acompanhados para alcançar esses resultados, melhor será – também – a gestão financeira.
Contudo, apesar de diferentes KPIs financeiros poderem ser utilizados, existem algumas métricas que se destacam na rotina diária por proporcionarem um gerenciamento estratégico mais efetivo para as finanças e investimentos.
Nesse sentido, é possível ressaltar indicadores-chave mais comuns e determinantes para o sucesso de qualquer negócio, desde os empreendimentos mais recentes até marcas consagradas no mercado. São eles:
1. Rentabilidade
Um KPI muito importante para avaliar a qualidade de investimentos e projetos é a rentabilidade.
Isso porque essa métrica possibilita aferir qual foi o rendimento obtido por uma ação realizada, por exemplo, qual foi o retorno/faturamento alcançado a partir de uma campanha de marketing digital. Ou seja, está relacionada à renda proporcionada.
Como esse indicador tem base no conceito de lucro para seu cálculo, e é utilizado para avaliar o potencial de novos projetos a serem implementados pela empresa, é comum que seja confundido com o KPI de Lucratividade.
No entanto, neste caso deve-se usar o valor do investimento em si, e não a receita, para avaliar o potencial de lucro.
Desse modo, para avaliar a efetividade da estratégia aplicada e o retorno obtido, na rentabilidade deve-se usar a seguinte fórmula:
% Rentabilidade = (Lucro Líquido / Investimento) x 100
É preciso ressaltar, contudo, que não há um padrão estabelecido para indicar a qualidade percentual que esse índice deve apresentar.
Isso porque, para cada negócio, contexto, investimento, objetivo e valor esperado para retorno influenciam em qual taxa será satisfatória para promover o crescimento dos lucros e da marca como um todo.
2. Lucratividade
Basicamente, como o próprio nome indica, o KPI de lucratividade tem como objetivo indicar qual o lucro efetivo de uma empresa.
No entanto, mais do que apenas o índice de lucro, a métrica permite a compreensão de qual o risco do negócio, se o retorno obtido está alinhado com o esperado e até mesmo se os custos totais do negócio estão adequados ou elevados.
Isso porque, se apesar de haver um bom faturamento mensal a empresa não apresentar um bom capital de giro, ou se os custos despendidos não possibilitarem a obtenção de lucro, o negócio demanda uma reavaliação das estratégias empregadas e apresenta um alto risco para investidores.
Ou seja, a partir desse indicador é possível mensurar quais ajustes são necessários para que a empresa se torne mais lucrativa e saudável.
Para calcular a taxa percentual de lucro, primeiramente será necessário avaliar a receita bruta (todos os ganhos da empresa) e o lucro líquido (faturamento após dedução de despesas e taxas).
Posteriormente, será necessário aplicar os valores obtidos na seguinte fórmula:
% Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Bruta) x 100
Assim como a rentabilidade, o percentual mais adequado será definido com base nos objetivos da sua empresa.
3. Ponto de Equilíbrio
Também conhecido como break even, o indicador de equilíbrio indica quando a empresa passa a ser autossustentável.
Ou seja, a receita obtida é suficiente para arcar com os custos operacionais, sem necessidade de empréstimos.
Esse valor pode ser definido antes da atuação efetiva da empresa ser iniciada, estimando o valor de faturamento mínimo para sustento do negócio e evitando prejuízos – ou falência – a longo prazo.
Por exemplo, considerando os custos iniciais da operação de um clube de vantagens ou plano de saúde pet, o empreendedor já pode mensurar qual será o faturamento necessário de vendas de planos recorrentes para suprir essa demanda.
Com isso, metas podem ser estabelecidas com mais qualidade e o gestor consegue prever em qual momento seu negócio passará a ser lucrativo. Neste caso, o cálculo necessário é:
Ponto de Equilíbrio = [Custo Fixo / ((Receita – Custos Variáveis) / Receita Total)] x 100
4. Ticket Médio
Por fim, outro KPI que merece destaque e é muito importante para avaliar os recebimentos e o caixa da empresa é o ticket médio.
Um dos principais benefícios dessa métrica é entender qual a efetividade das estratégias de venda e como está a conversão dos clientes, por exemplo, identificando se as contratações de planos apresentam um maior valor investido.
Neste caso, é possível identificar o retorno médio das contratações feitas pelos clientes e aprimorar as estratégias de precificação, otimizando os investimentos e porcentagem de valor cobrado.
Aqui, quanto maior o valor do ticket, mais rentável é o negócio. Contudo, é preciso considerar o valor dos planos e a quantidade de contratações para otimizar as estratégias conforme o interesse da marca.
Basicamente, o valor do ticket médio pode ser obtido da seguinte maneira:
Ticket Médio = Faturamento Bruto / Quantidade de Vendas
Diante disso, é fundamental avaliar os KPIs e determinar quais são os mais efetivos para que seu negócio tenha bons resultados, estabelecendo as métricas e os objetivos para a gestão financeira.
Por que investir em KPIs financeiros para a gestão do seu negócio?
Qualquer empresa precisa ter um acompanhamento financeiro para se desenvolver de forma qualificada e sustentável, evitando uma possível falência, dívidas ou irregularidades fiscais.
Por isso, contar com uma empresa ou equipe que tenha noção sobre os KPIs financeiros é essencial para o desenvolvimento do negócio.
Dessa forma, sua empresa consegue visualizar os resultados com mais clareza e, consequentemente, pode obter mais segurança sobre a tomada de decisões, elaborando um plano financeiro mais efetivo e se mantendo competitiva.
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