O crescimento de uma empresa que trabalha com o modelo de negócio de plano recorrente é algo inevitável. Quando você faz um trabalho bem feito, sua base de clientes só tende a aumentar, naturalmente.
Esse é um dos grandes benefícios de quem decide empreender com negócios desse tipo. A capacidade de expandir sua operação no mercado é o que faz com que o modelo de plano recorrente seja tão atrativo.
No entanto, esse processo de alavancagem exige uma atenção especial.
Quando se fala em crescimento de planos recorrentes, estamos falando de um aumento que vai muito além do faturamento da empresa.
É preciso se preocupar com a gestão de equipe de vendas, o gerenciamento de clientes, e, claro, toda a gestão de cobranças para garantir que a receita esteja entrando no negócio.
Por que o crescimento de planos recorrentes é diferente?
Ao contrário de outros negócios com modelos de venda tradicionais, os planos recorrentes podem crescer de forma exponencial. E, sem o cuidado no controle da operação, o que era para ser algo positivo, pode virar uma baita dor de cabeça para o empreendedor.
Qualquer crescimento de negócio, por si só, já exige um cuidado natural sobre como a empresa dará conta desse processo todo.
Mas no caso de planos recorrentes, esse crescimento precisa ser muito bem planejado para que você consiga suportar as novas demandas que irão surgir.
Por isso, separamos 4 cuidados fundamentais que você precisa ter para crescer seu plano recorrente de forma saudável:
1. Desenvolver uma boa gestão de processos
Como já foi comentado, quanto maior o negócio, mais demandas operacionais surgem. E se você não tem uma boa gestão de processos estabelecida, as coisas podem acabar ficando mais difíceis.
Estruture todos os processos que existem na operação do seu plano recorrente e encontre uma forma de otimizar eles.
A automação de processos é a melhor forma de você conseguir dar vazão às demandas que surgem com o seu crescimento.
Por isso, procure soluções de plataformas que possam automatizar os processos mais importantes da sua empresa, como por exemplo os processos de gestão de cobrança.
2. Cultivar um bom gerenciamento de clientes
No processo de crescimento de um negócio, é muito comum que o empreendedor acabe focando seus esforços nos novos clientes do seu plano recorrente, e deixe os atuais clientes meio desamparados.
Infelizmente essa receita não é saudável para o seu negócio, e o bom gerenciamento de clientes se torna essencial durante esse processo de expansão.
Seus clientes são peças fundamentais para garantir que a saúde financeira do seu plano recorrente continue positiva.
E quando você foca somente nos novos assinantes do seu plano, não dedicando tempo para cultivar um bom gerenciamento de clientes, você acaba tendo um baixo LTV (Lifetime Value) e, consequentemente, um aumento na perda de clientes.
O LTV é uma métrica referente ao valor financeiro que um cliente gera para o seu negócio enquanto mantém o relacionamento com você.
3. Desenvolver um plano de expansão comercial
Sabendo que negócios de plano recorrente tem grande potencial de crescimento rápido, é fundamental que o empreendedor desenvolva um plano de expansão comercial para garantir que a empresa siga um rumo minimamente estruturado.
Ao definir o planejamento comercial da sua empresa, seu negócio estará mais preparado para lidar com o fluxo de novos clientes. Sua equipe de vendas precisa de todo aparato operacional e tecnológico para conseguir efetuar um bom trabalho.
Levando em consideração o crescimento exponencial que o seu plano recorrente pode ter, implementar um processo de jornada de compra no formato de self-service pode ser uma solução interessante.
Existem várias soluções de automação de processos que podem contribuir nesse processo para o seu time comercial.
Aqui na Tenex disponibilizamos a função de página de pagamento para que os clientes possam iniciar a jornada de compra de forma independente.
Assim, eles conseguem analisar, escolher e comprar o plano recorrente mais adequado para sua realidade.
4. Disponibilizar uma equipe de suporte ao cliente
Por fim, um grande cuidado que você precisa ter durante o crescimento do seu negócio é oferecer uma equipe de suporte ao cliente para tirar suas dúvidas e ajudá-los quando preciso.
Por mais que alguns processos possam ser automatizados nessa etapa para conseguir lidar com a alta demanda, existem situações e contextos em que o contato humano ainda acaba sendo decisivo no relacionamento com o cliente.
Dessa forma, é sempre importante desenvolver um bom time de suporte para entrar em ação sempre que necessário.
É muito comum que algumas empresas cresçam e acabem se distanciando do seu cliente.
Equilibrar processos automatizados com processos humanizados pode fazer toda a diferença para a experiência do seu cliente.
E, por aí? Como anda o plano de expansão comercial da sua empresa?
Você está sentindo que seu negócio está numa curva de crescimento e precisa começar a estruturar melhor a operação do seu plano recorrente?
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