6 estratégias de crescimento para empresas
Você pode não saber como, mas certamente quer fazer seu negócio crescer e expandir sua atuação em algum momento oportuno.
Às vezes não é o tempo certo e sua empresa pode ainda não ter as bases necessárias para suportar um crescimento maior. Mas, se você percebe que chegou a hora de pensar em estratégias mais firmes de crescimento, esse texto é pra você.
O que são estratégias de crescimento?
Pensar no crescimento do negócio é inevitável. Todo empreendedor quer fazer a empresa decolar. Porém, crescer de qualquer jeito, colocando em xeque a qualidade dos produtos e serviços, é um retrocesso para sua gestão.
Por isso, falamos em estratégias de crescimento, e isso pode ter vários sentidos a depender dos objetivos do negócio. A intenção pode ser vender mais e aumentar o faturamento, mas também residir na expansão geográfica.
Seja qual for o objetivo, a estratégia tem a função de estabelecer um caminho a ser seguido para alcançar o crescimento de forma sustentável, reduzindo ao máximo as possibilidades de falhas e riscos durante o processo.
Sem estratégias bem pensadas, você estará caminhando de olhos vendados em meio a um cenário competitivo e desafiador. E em se tratando de crescimento, pode até ser que o negócio ande no sentido contrário, perdendo lugar no mercado.
Por que você precisa planejar o crescimento da sua empresa?
Assim, para crescer de forma inteligente, com estratégia, é necessário fazer um planejamento, com definição de metas (de curto, médio e longo prazo) para o cumprimento dos objetivos, estabelecimento de ações e monitoramento do plano.
Muitas vezes esse crescimento conta até com inovação em alguma área e a criação de novas soluções que potencializam os resultados pretendidos.
Sem um cuidado atencioso nesse plano de crescimento, o empreendedor pode atropelar fases importantes no processo, pois é algo que requer tempo, dedicação e paciência. Não acontece de uma hora para outra.
Então, é indispensável que você conheça bem seu negócio, suas características e quais os diferenciais que o colocam em vantagem no mercado.
Além disso, conhecer o mercado em que atua, e a concorrência, é essencial para traçar um planejamento adequado e alinhado com o contexto. Fazer um benchmarking (estudo das melhores práticas utilizadas pela concorrência) vai auxiliar no seu planejamento.
Já escrevemos um texto em nosso blog que traz alguns cuidados para o crescimento do seu plano recorrente. Vale a leitura de forma complementar.
Estratégias de crescimento para sua empresa
Muitas são as formas que podem ser adotadas para o crescimento da sua empresa, como investir no engajamento dos colaboradores, lançar novos produtos, fazer campanhas promocionais e usar o marketing digital.
Mas, no texto de hoje separamos seis dessas estratégias para falar um pouco mais.
01. Conhecer o público-alvo
É indiscutível. Não tem como planejar o crescimento de uma empresa sem conhecer bem o público que quer alcançar. Só assim você saberá suas dores e que necessidades vai precisar suprir, evitando falhas na estratégia e prejuízo para o caixa.
Então, as ações devem ser direcionadas para esse público. Não adianta querer vender um produto para alguém que não enxerga valor naquela entrega.
Até mesmo com os clientes que já estão “na casa” é preciso um bom relacionamento para continuar entendendo seu perfil e conseguir entregar a melhor experiência em sua jornada. Afinal de contas, eles podem ser nossos melhores vendedores.
02. Firmar parcerias estratégicas
Existem, sempre, aqueles momentos em que não conseguimos ver para onde mais crescer. Essa pode ser uma boa hora para firmar parcerias e estabelecer conexões com atores no mercado que poderão contribuir com o crescimento da empresa.
Um exemplo simples, bem na nossa frente e que muitas vezes não enxergamos, é o próprio cliente. No caso de planos recorrentes, uma política de desconto nas mensalidades para quem trouxer novos clientes pode alavancar as vendas de uma forma que você nem imagina.
Esse foi só um dos exemplos, mas são muitas as parcerias possíveis ao nosso redor. Fornecedores, fabricantes, consultores, influenciadores, revendedores, todos podem ser excelentes parcerias, se firmadas de maneira inteligente e bem elaborada.
Faça um mapeamento dos possíveis parceiros para seu negócio e comece a estruturar as condições e acordos para cada um. Logo logo você terá várias formas de ampliação de ganhos.
03. Manter a gestão financeira organizada
A saúde financeira da empresa deve estar sempre aos melhores cuidados e olhares. Sua gestão requer atenção diária, pois falhas e negligência nessa área podem ocasionar danos de difícil reparação.
Empresas bem sucedidas colocam o financeiro no topo de suas prioridades. Portanto, mantenha seu fluxo de caixa organizado, controle o capital de giro e mantenha todas as contas em dia, observando as entradas e saídas, e os possíveis gargalos.
É recomendada a utilização de uma plataforma de gestão e automação financeira, como a Tenex, para evitar falhas, desperdícios e manter o crescimento sempre constante.
Se quiser mais dicas sobre os primeiros passos nessa área, fizemos um texto mais completo para a iniciação na gestão financeira empresarial.
04. Descentralizar as responsabilidades
Não tem pra onde correr. Se você quer que sua empresa cresça de maneira sustentável, vai precisar desapegar de algumas tarefas e delegar para a equipe.
É óbvio que não é preciso parar de observar seu desenvolvimento, mas um bom gestor orienta seu time e confia responsabilidades em suas mãos a fim de focar em atividades mais estratégicas e que poderão trazer mais resultados para o negócio.
Centralizar tarefas é um dos maiores erros que um líder pode cometer. Além de atrasar o andamento das operações, você direciona energia para lugares que já possuem profissionais designados para tal.
Portanto, não deixe de monitorar, mas delegue e confie. Você conseguirá otimizar muito mais seu tempo e as atividades da empresa, focando no seu crescimento.
05. Ampliar regiões de atuação
Então, você decidiu que já tem condições de alçar novos voos e levar sua marca para outras regiões. Essa é uma boa estratégia para crescimento, mas requer muito planejamento e uma boa gestão de projetos.
Levar a empresa para outras cidades, estados e, até mesmo, países, começa com uma boa pesquisa de mercado. Como você conhece bem o seu público, pode descobrir que na nova localidade não tem mercado para seu serviço e abortar, ou mudar, a missão.
Medindo todos os detalhes com antecedência vai fazer você evitar dores de cabeça, estresse e muito gasto desnecessário no futuro. E aqui nós também estamos falando sobre canais digitais, como a criação de um e-commerce.
Depois de tudo estudado, bem desenhado e planejado, ampliar as regiões de atuação de forma inteligente vai trazer um maciço crescimento para a empresa.
06. Automatizar processos internos
A automação visa padronizar processos internos de uma empresa, que acontecem de forma manual, para um formato automatizado, visando ganhar mais agilidade nas atividades, melhor desempenho e economia de recursos, tudo por meio da tecnologia.
A gestão desses processos vai se tornar bem mais simples depois da automação, através de alguma plataforma. Ela vai garantir otimização em vários departamentos da empresa e redução de custos, possibilitando um alto crescimento.
Todas as áreas podem contar com automação de processos: o marketing, setor comercial, financeiro, jurídico, atendimento ao cliente, entre outros.
Aqui na Tenex nós temos uma solução de automação financeira para empresas de plano recorrente. Se você é um empreendedor desse segmento, tenho certeza que vai adorar conhecê-la.
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