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KPIs financeiros para gestão de negócios
Categories
  • Finanças

KPIs financeiros para gestão de negócios

  • Posted by Jorge Wanderley
  • fevereiro 10, 2023
  • 6 min
Dentro da gestão estratégica existem os KPIs financeiros, que são indicadores importantes para verificar o lucro e desempenho da empresa.

Falar em gestão de negócios eficiente implica em falar sobre a gestão financeira, o que possibilita o crescimento saudável de um negócio. Para auxiliar no processo de mensuração do desempenho financeiro, existem os KPIs financeiros.

Compreender como está a saúde financeira de uma empresa é fundamental para realizar novos investimentos ou avaliar a necessidade de conter gastos. 

Para que essa análise seja mais precisa e ágil, é possível utilizar algumas ferramentas que medem o sucesso da operação, sendo o uso de KPIs financeiros os mais indicados para monitorar a gestão financeira.

O que é um KPI?

O termo KPI vem do inglês “Key Performance Indicator”, que em português significa “Indicadores Chave de Desempenho”.

Basicamente, eles contribuem para a medição do desempenho e resultados de uma empresa.

Os KPIs financeiros são índices que auxiliam no acompanhamento dos resultados e estratégias aplicadas pela área financeira.

Assim, permitem avaliar se os investimentos realizados e se os processos de venda, por exemplo, estão promovendo resultados positivos para o crescimento do negócio.

Para se ter uma ideia, nessa área os KPIs permitem avaliar entradas e saídas financeiras, a rentabilidade de investimentos, o lucro obtido, qual o índice de gastos, dentre outros aspectos.

Com isso é possível alinhar objetivos, quais ações precisam ser feitas para alcançá-lo e quais investimentos proporcionam o melhor desenvolvimento, considerando os resultados analisados e a situação real do negócio.

No decorrer do conteúdo abaixo explicaremos quais os principais KPIs da área financeira e qual o benefício de utilizar essas métricas.

Principais KPIs Financeiros 

Para que um negócio se mantenha competitivo e qualificado, é crucial identificar como está a saúde financeira da empresa e quais investimentos oferecem melhores resultados para desenvolver a marca.

Por esse motivo é fundamental analisar se o processo de gestão financeira tem eficiência ou se é necessário aplicar ajustes nos fluxos e estratégias.

O setor financeiro pode recorrer a diferentes métodos de análise para acompanhar os índices de crescimento, quais resultados obtidos e se o giro de capital está ocorrendo de forma adequada.

Lucratividade, endividamento, faturamento, EBITDA, custos e recebimentos são apenas alguns dos indicadores-chave que podem compor a análise estatística da saúde do negócio.

Todos esses índices de desempenho podem ser utilizados de forma individual, promovendo uma visão clara sobre um aspecto, como a rentabilidade, da empresa. 

Para que decisões mais qualificadas sejam tomadas é possível comparar os indicadores mais relevantes para alcançar objetivos específicos, possibilitando uma visão macro da saúde financeira.

Por exemplo, caso queira ampliar a sua abrangência de atuação, estabelecendo novas unidades em outras cidades, você pode identificar que o faturamento e os custos são dois aspectos cruciais para começar a construção e planejamento das novas lojas, identificando o orçamento disponível para direcionar aos materiais necessários.

Isso significa que, quanto mais claro estiverem os objetivos da empresa e quais parâmetros devem ser acompanhados para alcançar esses resultados, melhor será – também – a gestão financeira.

Contudo, apesar de diferentes KPIs financeiros poderem ser utilizados, existem algumas métricas que se destacam na rotina diária por proporcionarem um gerenciamento estratégico mais efetivo para as finanças e investimentos. 

Nesse sentido, é possível ressaltar indicadores-chave mais comuns e determinantes para o sucesso de qualquer negócio, desde os empreendimentos mais recentes até marcas consagradas no mercado. São eles:

  1. Rentabilidade;
  2. Lucratividade;
  3. Ponto de equilíbrio;
  4. Ticket médio.

1. Rentabilidade

Um KPI muito importante para avaliar a qualidade de investimentos e projetos é a rentabilidade.

Isso porque essa métrica possibilita aferir qual foi o rendimento obtido por uma ação realizada, por exemplo, qual foi o retorno/faturamento alcançado a partir de uma campanha de marketing digital. Ou seja, está relacionada à renda proporcionada.

Como esse indicador tem base no conceito de lucro para seu cálculo, e é utilizado para avaliar o potencial de novos projetos a serem implementados pela empresa, é comum que seja confundido com o KPI de Lucratividade.

No entanto, neste caso deve-se usar o valor do investimento em si, e não a receita, para avaliar o potencial de lucro.

Desse modo, para avaliar a efetividade da estratégia aplicada e o retorno obtido, na rentabilidade deve-se usar a seguinte fórmula:

% Rentabilidade = (Lucro Líquido / Investimento) x 100

É preciso ressaltar, contudo, que não há um padrão estabelecido para indicar a qualidade percentual que esse índice deve apresentar. 

Isso porque, para cada negócio, contexto, investimento, objetivo e valor esperado para  retorno influenciam em qual taxa será satisfatória para promover o crescimento dos lucros e da marca como um todo.

2. Lucratividade

Basicamente, como o próprio nome indica, o KPI de lucratividade tem como objetivo indicar qual o lucro efetivo de uma empresa.

No entanto, mais do que apenas o índice de lucro, a métrica permite a compreensão de qual o risco do negócio, se o retorno obtido está alinhado com o esperado e até mesmo se os custos totais do negócio estão adequados ou elevados.

Isso porque, se apesar de haver um bom faturamento mensal a empresa não apresentar um bom capital de giro, ou se os custos despendidos não possibilitarem a obtenção de lucro, o negócio demanda uma reavaliação das estratégias empregadas e apresenta um alto risco para investidores.

Ou seja, a partir desse indicador é possível mensurar quais ajustes são necessários para que a empresa se torne mais lucrativa e saudável.

Para calcular a taxa percentual de lucro, primeiramente será necessário avaliar a receita bruta (todos os ganhos da empresa) e o lucro líquido (faturamento após dedução de despesas e taxas).

Posteriormente, será necessário aplicar os valores obtidos na seguinte fórmula:

% Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Bruta) x 100

Assim como a rentabilidade, o percentual mais adequado será definido com base nos objetivos da sua empresa.

3. Ponto de Equilíbrio

Também conhecido como break even, o indicador de equilíbrio indica quando a empresa passa a ser autossustentável. 

Ou seja, a receita obtida é suficiente para arcar com os custos operacionais, sem necessidade de empréstimos.

Esse valor pode ser definido antes da atuação efetiva da empresa ser iniciada, estimando o valor de faturamento mínimo para sustento do negócio e evitando prejuízos – ou falência – a longo prazo.

Por exemplo, considerando os custos iniciais da operação de um clube de vantagens ou plano de saúde pet, o empreendedor já pode mensurar qual será o faturamento necessário de vendas de planos recorrentes para suprir essa demanda. 

Com isso, metas podem ser estabelecidas com mais qualidade e o gestor consegue prever em qual momento seu negócio passará a ser lucrativo. Neste caso, o cálculo necessário é:

Ponto de Equilíbrio = [Custo Fixo / ((Receita – Custos Variáveis) / Receita Total)] x 100

4. Ticket Médio

Por fim, outro KPI que merece destaque e é muito importante para avaliar os recebimentos e o caixa da empresa é o ticket médio. 

Um dos principais benefícios dessa métrica é entender qual a efetividade das estratégias de venda e como está a conversão dos clientes, por exemplo, identificando se as contratações de planos apresentam um maior valor investido.

Neste caso, é possível identificar o retorno médio das contratações feitas pelos clientes e aprimorar as estratégias de precificação, otimizando os investimentos e porcentagem de valor cobrado. 

Aqui, quanto maior o valor do ticket, mais rentável é o negócio. Contudo, é preciso considerar o valor dos planos e a quantidade de contratações para otimizar as estratégias conforme o interesse da marca.

Basicamente, o valor do ticket médio pode ser obtido da seguinte maneira:

Ticket Médio = Faturamento Bruto / Quantidade de Vendas

Diante disso, é fundamental avaliar os KPIs e determinar quais são os mais efetivos para que seu negócio tenha bons resultados, estabelecendo as métricas e os objetivos para a gestão financeira.

Por que investir em KPIs financeiros para a gestão do seu negócio? 

Qualquer empresa precisa ter um acompanhamento financeiro para se desenvolver de forma qualificada e sustentável, evitando uma possível falência, dívidas ou irregularidades fiscais.

Por isso, contar com uma empresa ou equipe que tenha noção sobre os KPIs financeiros é essencial para o desenvolvimento do negócio.

Dessa forma, sua empresa consegue visualizar os resultados com mais clareza e, consequentemente, pode obter mais segurança sobre a tomada de decisões, elaborando um plano financeiro mais efetivo e se mantendo competitiva.

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Escrito por

Jorge Wanderley

Gestor de Marketing de Conteúdo da Tenex.

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