Melhore a tomada de decisão estratégica com uso da tecnologia
Já é de conhecimento de qualquer empreendedor, ou gestor de um negócio, que a rotina corporativa é repleta de decisões a serem tomadas todos os dias, das mais simples àquelas que fazem a gente quebrar a cabeça.
Nesse sentido, dominar um processo de tomada de decisão se faz extremamente necessário. Do contrário, ficamos reféns do nosso achismo e perdidos em informações soltas que podem nos levar a falhas e prejuízos para a empresa.
Além da criação de um processo, também é indispensável se valer da tecnologia para que as decisões mais importantes do negócio sejam tomadas com assertividade, agilidade e segurança.
Mas aí você me diz que ainda não sabe bem como a tecnologia pode te ajudar nessa questão. Por isso, nós preparamos um texto bem legal, trazendo dicas que vão facilitar o seu processo de tomada de decisão. Vem comigo!
O processo de tomada de decisão
Até mesmo as escolhas mais fáceis merecem atenção, para que não se tornem grandes problemas devido a falta de cuidado em seu início. E isso vale para empresas de todos os portes.
Um processo de tomada de decisão tem o objetivo de apresentar um roteiro do que fazer sempre que for necessário escolher entre mais de um caminho para seguir.
Quando bem estabelecido e dominado pela gestão, esse roteiro passa a ser executado cada vez mais rápido, evitando perda de tempo e desgaste de energia por parte da equipe.
Ele pode ser algo bem particular e variar de pessoa para pessoa, que pode contar com ferramentas próprias para ajudar na decisão, como a Matriz de Eisenhower, Análise SWOT e Matriz GUT.
Já publicamos um texto, aqui no blog, falando sobre essas ferramentas e mostrando sete etapas do processo de tomada de decisão que você pode usar para otimizar seu tempo e fazer as escolhas que vão trazer os melhores resultados. São elas:
01. Identifique o problema a ser resolvido
02. Colete as informações e dados necessários
03. Pense nas possíveis soluções
04. Analise as alternativas
05. Decida entre as opções
06. Faça um plano de ações
07. Acompanhe os resultados
*Leia o texto completo para se aprofundar em cada etapa e ter mais detalhes sobre as ferramentas citadas.
Mas agora você deve estar se perguntando como a tecnologia entra pra ajudar nisso tudo. Então vamos para o próximo tópico do texto.
Como a tecnologia ajuda na tomada de decisão
Depois que entendemos como funciona um processo de tomada de decisão, fica mais fácil perceber o toque tecnológico para deixar tudo mais rápido, eficiente e assertivo.
Então, vamos apresentar algumas situações e características dessas plataformas e ferramentas digitais que fazem da tecnologia uma das melhores aliadas do processo decisório.
Centralização da informação
O mercado está cheio de sistemas para facilitar a rotina de trabalho e processos empresariais. Uma característica que todos eles possuem em comum, que é algo intrínseco ao digital, é a centralização das informações em uma única plataforma.
A digitalização de documentos e informações faz com que o uso de papel diminua e que os dados fiquem reunidos e organizados em apenas um local. Com isso, a visão do todo fica mais acessível, facilitando ao gestor encontrar o que precisa de forma bem mais prática.
Se, para o processo de tomada de decisão, quanto mais informações melhor, com uma plataforma digital, que possui alto potencial de armazenamento e organização, o gestor vai economizar muito mais tempo nessa atividade.
Mensuração de métricas e indicadores
O registro e centralização das informações faz com que se torne mais fácil a consulta de dados e a geração de relatórios mais precisos. Assim, uma tarefa que poderia durar horas, com a ajuda da tecnologia pode custar alguns cliques.
As métricas e indicadores mais comuns na gestão de empresas podem ser monitorados com rapidez, proporcionando uma análise mais detalhada do crescimento do negócio.
Métricas como o churn (perda de clientes), taxa de inadimplência (clientes com pagamentos atrasados), LTV (lifetime value – valor médio pago por um cliente durante sua jornada com a empresa) e CAC (custo por aquisição de cliente), são essenciais para uma boa gestão e com a ajuda da tecnologia fica bem mais fácil calculá-las e administrar seus resultados.
Desta forma, decisões estratégicas e urgentes podem ser tomadas antes que um problema já tenha tomado uma dimensão mais preocupante.
Aqui também podemos citar o B.I. (Business Intelligence ou Inteligência de Negócios), que é o conjunto de processos e metodologias para coletar, armazenar, tratar e analisar dados para que eles se tornem informações relevantes e úteis para a empresa.
Maior confiabilidade da informação
Com uso da tecnologia, e processos bem construídos para lidar com os dados coletados e registrados, podemos ter mais segurança na confiabilidade dessas informações.
Assim, evitamos o velho achismo na tomada de decisões, que faz com que muitos negócios percam dinheiro e tenham altos índices de retrabalho.
Claro que a tecnologia também é passível de falhas de ordem técnica, mas essas são mínimas quando comparamos aos erros humanos em processos manuais.
Com informações mais confiáveis, também conseguimos evitar ruídos na comunicação entre os profissionais, inclusive de áreas diferentes (a integração entre setores da empresa é facilitada pelos processos digitais).
Automação e otimização
Para deixar tudo ainda mais ágil, e favorecendo a gestão do tempo e aumento da produtividade, é do caráter dessas tecnologias a automação de processos, o que leva a otimização dos trabalhos de uma forma geral.
Você pode programar a plataforma para realizar ações automaticamente em determinadas situações, não precisando investir esforços humanos em muitas tarefas.
Um exemplo simples é quando o gestor precisa de um relatório específico e a ferramenta consegue, com as informações já registradas, calcular números e trazer gráficos em questão de segundos.
Com processos mais rápidos, as decisões também ganham mais velocidade. É possível, em pouco tempo de análise, tomar conhecimento de uma estratégia que não está dando o resultado esperado, e decidir mudar o plano.
Maior conhecimento sobre o cliente
Existem plataformas que cuidam especificamente dos dados cedidos pelos leads e clientes, como sistemas de CRM (Customer Relationship Management) e de Experiência do Cliente.
O uso dessas ferramentas vai fazer com que qualquer decisão estratégica sobre o atendimento e relacionamento com os clientes seja embasada em dados.
Como, por exemplo, quando se chega a informação de que 78% dos leads não fecham contratos quando abordados por telefone. Nesse caso, talvez seja necessário repensar o planejamento comercial.
O fato é que, precisamos conhecer nosso cliente como ninguém, dominar sua jornada de compra, e isso é extremamente favorecido pela tecnologia.
Cuidados importantes no processo decisório
Além de todas essas dicas, é importante que estejamos atentos a alguns pontos de cuidado no processo decisório.
Não adianta contar com uma excelente estrutura tecnológica, e até possuir um bom processo de tomada de decisão, se na empresa não existe uma cultura de gestão de processos bem propagada entre os profissionais para que o uso dos sistemas seja feito corretamente.
É imprescindível que todos estejam empenhados com a execução dos processos para que as informações registradas nas plataformas sejam precisas, completas e estejam organizadas.
Pode parecer distante do processo decisório, mas se um gestor não tiver, à sua disposição, as informações que precisa para tomar alguma decisão, um simples esquecimento na inserção de dados em alguma etapa do processo pode acarretar retrabalho e gastos desnecessários.
Tendo em vista esse cenário, é fundamental o investimento em treinamento para os times sempre que for contratado um novo sistema ou um novo processo tenha sido construído.
Outro ponto são as informações espalhadas. Às vezes o negócio até já dispõe de recursos tecnológicos, mas cada setor possui uma plataforma diferente.
Muitas ferramentas são específicas para determinada atuação (gestão financeira, por exemplo) e nem sempre se encontra um sistema que comporte tudo que seja necessário.
Nesses casos, pode-se contar com a integração das plataformas para que as informações possam chegar aos olhos de quem precisa delas, e com o desenvolvimento de processos que viabilizem o intercâmbio de dados de forma ágil.
Tenho certeza que, prestando atenção nesses pontos e seguindo as dicas do texto, seu processo de tomada de decisão vai se tornar bem mais rápido e seguro. Não deixe de aplicar na sua rotina empresarial.
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