7 etapas do processo de tomada de decisão
Todos os dias temos que fazer escolhas. Praticamente tudo na vida envolve uma tomada de decisão. Sejam coisas simples, como decidir a roupa que vai vestir ou o que comer no café-da-manhã, até algo mais complexo, como a demissão de um time inteiro ou um novo investimento do seu negócio, a decisão faz parte da nossa rotina.
Quando levamos essa temática para o ambiente corporativo, já temos uma série de questões bem mais difíceis para se levar em conta no processo decisório.
São decisões que, se tomadas na base do achismo ou sem observar todo o cenário, podem provocar consequências graves para o negócio ou caminhos desalinhados com os objetivos da empresa.
Então, o que devemos levar em consideração na hora de tomar uma decisão importante? Continue a leitura que vamos nos aprofundar mais no processo de tomada de decisão, e dar dicas relevantes para reduzir as falhas.
A importância do processo de tomada de decisão
Uma decisão errada, que não produz os efeitos esperados, pode trazer problemas ainda mais complicados do que o que se estava tentando resolver. Portanto, trata-se de uma grande responsabilidade para qualquer líder.
O processo de tomada de decisão é um método para tornar a escolha por um determinado caminho nas ações empresariais mais assertiva e precisa, melhorando, também, a gestão do tempo.
Toda boa empresa possui um planejamento, com metas bem definidas, para conduzir cada ação alinhada com os valores, propósitos e objetivos do negócio. Uma decisão tomada sem prestar atenção em todos esses detalhes tem grandes chances de levar ao fracasso.
E não pense que isso é assunto de empresa grande. Qualquer empresa, independente do tamanho, também precisa estar preparada para as grandes decisões que as estratégias planejadas, e os imprevistos no meio do caminho, vão fazer surgir.
Portanto, é importante dominar o processo de tomada de decisão e não negligenciar até mesmo as pequenas questões na rotina de trabalho. Assim, você consegue fazer as escolhas que trarão os melhores resultados.
Como melhorar sua tomada de decisão
Você pode estabelecer diversas maneiras de organizar seu processo de tomada de decisão, mas algumas diretrizes são unânimes na gestão de um negócio.
Por isso, trazemos aqui uma lista de 7 etapas importantes em um processo de tomada de decisão, que vão garantir muito mais inteligência e precisão nas escolhas mais estratégicas e importantes da sua empresa.
1. Identifique o problema a ser resolvido
Quando estamos diante de um problema, também estamos lidando com uma decisão a se tomar: ‘O que fazer para solucionar esse problema? Ir pelo caminho A ou pelo caminho B?’.
Sendo mais específico, se uma empresa está com problema no seu faturamento, é preciso tomar uma decisão para solucionar esse gargalo e seguir rumo ao crescimento do negócio.
Essa é a base para qualquer processo de tomada de decisão. Quando o problema não é corretamente identificado logo no início, não sabemos o que precisamos decidir e, logo, não temos informações suficientes para agir de maneira assertiva.
2. Colete as informações e dados necessários
Com o problema definido, esqueça o seu achismo e parta para a análise de dados. É preciso juntar informações relacionadas ao contexto em si. Por exemplo, se é um problema que já aconteceu anteriormente e como ele foi resolvido.
Quanto mais dados melhor. Você pode conversar com funcionários, entrevistar outros profissionais do mercado, buscar pesquisas e estudos relevantes e, até mesmo, contratar um consultor.
Uma decisão embasada em dados confiáveis tem mais chances de contribuir para uma boa decisão.
3. Pense nas possíveis soluções
Com o máximo de informações coletadas sobre o problema, o passo agora é buscar a maior quantidade de alternativas possíveis para solucioná-lo. Cada opção vai resolver o problema de uma maneira diferente.
O importante aqui é listar todos os caminhos que surgirem à mente sobre como resolver a questão. São esses caminhos que serão levados em consideração para a tomada de decisão.
Esse trabalho é mais proveitoso quando você realiza um brainstorming com outras pessoas. Ter várias mentes com experiências diferentes ajudam a trazer ideias melhores para lidar com a situação.
4. Analise as alternativas
Cada possível solução que você listou no tópico anterior tem seus pontos positivos e negativos. Ponderar cada detalhe é muito importante para a tomada de decisão. Lembrando sempre de levar em conta as necessidades de cada setor da empresa que for impactado pelo problema e pela decisão.
Para uma equipe, a alternativa B pode carregar mais pontos positivos, enquanto que, para outra, essa mesma alternativa pode estar cheia de aspectos negativos. É preciso colocar tudo sob avaliação para encontrar um equilíbrio viável em todos os sentidos discutidos.
5. Decida entre as opções
Depois de ter passado por todas as etapas anteriores, já existirão insights suficientes para a tomada de decisão. Lembrando que nem sempre é possível encontrar uma decisão que melhor contemple tudo que se demanda.
E ainda terão momentos onde todas as possíveis soluções ainda não sejam 100% suficientes, exigindo que você decida a que irá menos impactar negativamente para seguir adiante. Ou até realizar a junção de algumas ideias de soluções para tentar ser beneficiado pelos pontos positivos de cada uma.
6. Faça um plano de ação
Agora que já foi decidido como será resolvido o problema enfrentado, a próxima etapa é planejar as ações necessárias para alcançar o resultado.
Nesse momento você vai traçar metas, indicadores, criar um cronograma e colocar a mão na massa para resolver a questão de acordo com os objetivos da empresa e alinhado com seus valores.
Sem um plano de ação, sua decisão poderá não ter nenhum efeito sobre o problema a ser enfrentado. Por isso, mobilize sua equipe para trabalharem juntos nesse processo.
7. Acompanhe os resultados
Por fim, não é apenas tomar uma decisão baseada em um processo bem estruturado, e colocar em prática sua execução, que vai trazer a segurança da assertividade.
O monitoramento dos resultados da decisão é de extrema importância para saber se a escolha está sendo eficiente na resolução do problema.
Examinar o que funcionou e o que não está surtindo efeito pode fazer a decisão ser reconsiderada. Essa prática, se realizada com atenção e cuidado, ajuda a evitar grandes perdas ao longo do processo.
Conheça formas de análise de dados para a tomada de decisão
Falamos que o processo de tomada de decisão envolve muita coleta de informações, análise de dados e ponderação sobre os prós e contras de cada solução pensada.
Porém, analisar dados também não é uma atividade que pode ser feita de qualquer jeito. Existem técnicas e ferramentas propícias para isso e, aqui, vamos listar três delas para facilitar seu processo de tomada de decisão.
Análise SWOT
Uma ferramenta de planejamento estratégico que permite analisar qualquer ação/evento, analisando o ambiente interno e externo das empresas.
O termo SWOT é uma abreviação das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Todos esses pontos são dispostos em uma matriz, na qual analisamos o que pode ser útil para o crescimento da empresa e o que será prejudicial.
Quando observamos o ambiente interno, estamos falando das forças e fraquezas. Já no ambiente externo o foco são nas oportunidades e ameaças.
Construir uma Matriz SWOT ajuda a visualizar questões importantes para a tomada de decisão.
Matriz GUT
A Matriz GUT auxilia na visualização de problemas e na priorização de sua resolução, sendo ótima pedida para contribuir no processo de tomada de decisão.
Cada problema terá uma pontuação baseada nos critérios Gravidade x Urgência x Tendência, como ilustrado na imagem abaixo.
Após listagem dos problemas, a pontuação resultante da multiplicação da nota de cada critério (última coluna da tabela abaixo) será determinante para ajudar a decidir qual precisa de mais atenção no momento.
Exemplo:
PROBLEMA | GRAVIDADE | URGÊNCIA | TENDÊNCIA | GUT |
Ausência de planejamento comercial | 4 | 3 | 4 | 48 |
Falta de gestor para o Marketing | 5 | 3 | 3 | 45 |
Produção atrasada | 5 | 5 | 5 | 125 |
Matriz de Eisenhower
Trata-se de uma matriz com quatro quadrantes, nos quais distribuímos as tarefas que são: urgentes e importantes; importantes mas não urgentes; urgentes mas não importantes; e não importantes e não urgentes. Ela é excelente para a gestão de tarefas e otimização de tempo.
Diante dessa categorização, você consegue ter um guia para a tomada de decisões, sabendo quais tarefas necessitam ser realizadas primeiro, quais podem ser agendadas para depois, quais que serão delegadas para outras pessoas e quais as que serão excluídas da lista.
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