Como lidar com clientes inadimplentes
Um dos maiores desafios das empresas é, sem dúvida, lidar com clientes inadimplentes. É preciso ter um cuidado especial para garantir que o negócio não perca o controle das finanças em virtude da inadimplência existente.
Em Outubro de 2021, o Brasil atingiu a marca de 63,4 milhões de clientes inadimplentes no Brasil, o que impactou a saúde financeira de muitos negócios pelo país, inclusive diversos planos recorrentes que não possuíam uma gestão de cobrança de inadimplentes muito bem estruturada.
Então, se a sua empresa está com dificuldades de receber o pagamento dos clientes, esse conteúdo vai trazer dicas valiosas para ajudar você.
Problemas em ter clientes inadimplentes
Diversas empresas de planos recorrentes têm o costume de encarar os clientes inadimplentes de forma inofensiva. Ao invés de lidar com o problema e realizar a cobrança de inadimplentes, as empresas acabam tentando compensar a inadimplência com o aumento do número de novos clientes.
Esse é um erro muito comum na gestão de planos recorrentes. O fato de aumentar a carteira de clientes e a receita mensal do negócio não resolve o problema de que existem clientes devedores que precisam de atenção.
Se você tem um alto número de clientes inadimplentes, isso pode desencadear uma série de problemas como aumento da taxa de Churn e dificuldade em manter os serviços sendo prestados com qualidade em virtude da grande oscilação do fluxo de caixa.
Além disso, manter esses clientes devedores dentro da empresa pode ainda dificultar um planejamento de crescimento seguro, atrapalhar a captação de novos investimentos para o seu negócio e até desgastar o relacionamento com o cliente.
Por isso, realizar a cobrança de inadimplentes é um processo que não pode ser deixado de lado na gestão financeira do seu plano recorrente.
Dicas para realizar a cobrança de inadimplentes
A inadimplência é uma dor de cabeça que afeta os negócios de forma completa. Chegar na data de vencimento e perceber que não houve o pagamento do cliente pode mudar toda a dinâmica da operação de uma empresa.
E como comentamos anteriormente, para empresas que atuam com formato de plano recorrente, controlar a taxa de clientes inadimplentes pode ser decisivo para a sobrevivência do negócio.
Por isso é fundamental estabelecer estratégias que auxiliem no combate desse comportamento por parte dos seus clientes.
Vamos conferir agora algumas formas de evitar esse problema na sua empresa.
Tenha um processo para gestão de clientes inadimplentes
Não possuir nenhum cliente inadimplente em uma empresa, é muito difícil. Mas é possível controlar para que essa taxa esteja sempre próxima de ZERO.
Para isso, é imprescindível possuir uma cultura de acompanhamento contínuo da situação dos seus clientes, sabendo quanto cada um deve à sua empresa, e com medidas claras sobre o que deve ser feito em cada momento.
A régua de cobrança é uma excelente ferramenta para ajudar você a organizar esse processo de forma padronizada.
Esteja preparado para negociações ao cobrar clientes inadimplentes
É bem comum que os clientes inadimplentes não consigam efetuar o pagamento total de suas dívidas de uma única vez. Por isso, é importante você estar preparado com opções de quitação que sejam interessantes para você e para seu cliente.
Defina os parâmetros que seu negócio consegue flexibilizar para o pagamento da dívida e mantenha uma comunicação aberta com seu cliente.
Nem toda inadimplência é gerada de forma intencional por parte do cliente, então é preciso ter cautela na sua abordagem para que a sua relação com ele continue sendo positiva.
Lembre-se que o cuidado com a experiência do cliente precisa acontecer em todos os momentos, inclusive na hora da cobrança de inadimplentes. A ideia é que o cliente regularize sua dívida e continue mantendo o serviço ativo com você, evitando aumentar a taxa de Churn da sua empresa.
Disponibilize várias formas de pagamento
Muito mais do que tornar acessível a compra para o seu cliente, oferecer várias formas de pagamento pode ajudar a sua empresa a reduzir a inadimplência.
Opções como a cobrança recorrente ou a venda de planos anuais de forma parcelada via cartão de crédito são uma ótima opção para combater esse problema.
Você consegue garantir que sua empresa receberá o valor devido dentro do prazo e seu cliente não irá esquecer de efetuar o pagamento regularmente, já que a cobrança estará acontecendo automaticamente.
Automatize os processos de cobrança de inadimplentes
Já se foi o tempo em que cobrar os clientes inadimplentes era algo demorado e cansativo. Hoje em dia existem diversas formas de poder tornar esse processo mais prático e otimizado.
Desde o processo da venda, até a cobrança mensal do pagamento, é possível automatizar e programar as ações para que o seu cliente não se esqueça de manter o plano em dia.
Esse processo pode reduzir seus custos operacionais, evitar erros indesejados com cobranças equivocadas e ainda fornecer mais agilidade para o seu negócio.
Invista em um sistema de cobrança recorrente
Nos dias de hoje, é imprescindível você ter o auxílio de ferramentas tecnológicas para a gestão da sua empresa.
E se você deseja reduzir efetivamente o número de clientes inadimplentes do seu plano recorrente, você vai precisar de um sistema de cobrança que consiga automatizar os processos e tornar mais eficiente a sua operação.
Uma empresa que realiza cobranças recorrentes possui um número muito grande de clientes para gerenciar e, consequentemente, demanda muito mais tempo e esforços para garantir que todos eles estejam com o pagamento em dia.
Por isso, invista em um sistema de cobrança, como a Tenex, que atenda às suas necessidades e torne o seu trabalho muito mais prático.
Isso vai garantir uma grande redução no número de clientes inadimplentes e uma maior otimização dos seus processos financeiros, garantindo um crescimento saudável e lucrativo para o seu plano recorrente.
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