Como desenvolver a proposta de valor de clínicas médicas
Muito se fala em inovar no mercado da saúde e trazer novas soluções que sejam atraentes para o público em geral. Mas como fazer isso? De que forma podemos entregar uma proposta de valor diferenciada para os nossos clientes dentro das clínicas médicas?
Essas são perguntas bem frequentes daqueles empreendedores que estão inconformados com a situação dos seus negócios e querem ir além na prestação de serviços de saúde.
Para responder essas perguntas e conseguir se destacar no mercado, é preciso fazermos uma imersão em alguns conceitos de gestão e inovação. A partir disso, você poderá expandir as possibilidades de crescimento da sua clínica médica.
O que é a Proposta de Valor
Já falamos em outro artigo aqui no blog sobre modelos de negócios para gestão de clínicas médicas e lá apresentamos uma série de questões muito importantes para compreendermos o texto a seguir.
Lá apresentamos o Business Model Canvas (BMC) que traz 9 blocos de estratégia para qualquer negócio. E um deles é o ponto central de toda empresa: a proposta de valor.
Basicamente, a proposta de valor é a percepção que o seu cliente tem de todos os benefícios ofertados pela sua empresa, no caso, a sua clínica médica. Ou seja, a proposta de valor vai transmitir o que você entrega para os seus clientes como produtos ou serviços.
Em geral, ela pode ser algo extremamente claro e objetivo, mas também pode estar subentendido com o resultado da experiência vivenciada pelo seu cliente junto à sua empresa.
A Proposta de Valor de clínicas médicas
Quando falamos de clínicas médicas, a proposta de valor parece ser um tanto quanto óbvia: serviços de consulta médica.
No entanto, é possível ir além e alcançarmos outras propostas de valor diferentes se analisarmos uma clínica que trabalha com cartão de saúde ou plano de benefícios integrado ao seu negócio.
Nesse caso, a proposta de valor se expande para além das consultas e atinge outros aspectos como: a economia financeira (por meio dos descontos nas consultas), acesso a outros serviços complementares à saúde, melhoria do bem estar, entre vários outros.
O grande desafio está em ir além do básico e entregar cada vez mais valor aos seus clientes por meio de novos produtos e serviços dentro da sua clínica.
Somente as consultas médicas não são suficientes para garantir que o seu cliente fidelize e gere um relacionamento com a sua clínica médica.
É preciso ir além e trazer cada vez mais vantagens e benefícios.
Cuidados com a sua Proposta de Valor na gestão de clínicas médicas
Mas o que é necessário levar em consideração na hora de definir a proposta de valor da sua clínica médica?
Alguns cuidados são fundamentais para tornar a percepção de valor da sua empresa muito mais interessante junto ao mercado.
1. Tenha clareza na sua comunicação
Antes de tudo você precisa lembrar que a sua proposta de valor precisa ser clara e objetiva para o seu cliente.
Ele precisa compreender tranquilamente o que você oferece e como você contribui para a resolução de algum problema que ele possua.
Simplicidade é o segredo para garantir que a mensagem seja transmitida da forma certa e não gere dúvidas sobre o que você faz.
2. Converse com o seu público
A proposta de valor da sua clínica precisa se comunicar diretamente com seu público. E por isso a linguagem utilizada e os serviços oferecidos precisam estar alinhados com isso.
Se você trabalha com um público acima dos 50 anos, os valores agregados e benefícios adicionais precisam ser atrativos para esse grupo de clientes.
De nada adianta querer fornecer vantagens na sua empresa que o seu público não esteja interessado.
Por isso, analise bem isso antes de trazer inovações e melhorias nos planos da sua clínica médica.
3. Conduza as pessoas para o caminho que você deseja
Outro fator extremamente importante de ficar atento à sua proposta de valor é que ela precisa conduzir as pessoas para o que ele irá encontrar dentro da sua clínica médica.
Nessa hora é preciso pensar: “O que eu quero que meu cliente deseje de mim ao final da experiência vivida com minha clínica? Que tipo de sensação eu quero que ele sinta ao usar meus serviços?”
A sua clínica precisa entregar aquilo que se propõe em sua proposta de valor. E para isso, você deve guiar o público para atingirem um nível de expectativa alinhado com a sua capacidade de entrega.
Então reflita sobre que experiência você deseja transmitir para o seu cliente ao final de tudo e conduza ele para que a expectativa seja atingida gerando fidelização e engajamento na atração de novos clientes.
De forma geral, a proposta de valor de clínicas médicas não precisa se resumir a oferecer apenas consultas médicas. Você pode romper essa barreira simples e agregar mais benefícios estratégicos para o seu público dentro do modelo de negócio de cartão de saúde e clube de vantagens com planos recorrentes.
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