Modelo de Negócios para gestão de clínicas médicas
Começar um negócio, qualquer que seja, exige muito cuidado e preparação. Ninguém quer investir milhares de reais em algo e não obter o retorno esperado. E se você pensa em começar a empreender na área de saúde, em especial em clínicas médicas, o processo não é diferente.
Por mais que seja um processo um pouco mais conhecido e um tanto tradicional, montar uma clínica médica também necessita de uma atenção especial, principalmente por conta das grandes evoluções no mercado e no comportamento das pessoas.
Com tantas opções disponíveis de clínicas e cuidados com a saúde, se destacar se torna um enorme desafio. Por isso, desenvolver um bom modelo de negócios se torna um dos caminhos para se diferenciar e ganhar mais espaço no mercado.
Vamos entender melhor sobre esse assunto e analisar algumas opções de modelos de negócios interessantes para a gestão de clínicas médicas.
O que é um Modelo de Negócios
O primeiro passo para qualquer empreendedor é compreender o que venha a ser o modelo de negócios da sua empresa.
De forma geral, o modelo de negócios é a forma como a empresa consegue criar e entregar valor para o seu cliente com uma operação financeiramente rentável.
Ou seja, estamos falando de conciliar os interesses dos seus consumidores com os seus próprios interesses, de forma a gerar uma operação eficiente para ambos.
Isso significa que você precisa analisar o que o seu cliente deseja consumir e como prefere fazer isso, além de delimitar as principais atividades do seu negócio que irão permitir que isso aconteça, alinhado à sua estrutura financeira.
Modelo de Negócios X Plano de Negócios
Existe uma confusão comum entre o entendimento do modelo de negócios e do plano de negócios.
Apesar de nomes muito parecidos, cada um possui características próprias, o que os tornam ferramentas de gestão distintas mas bem eficientes para seus propósitos.
Enquanto vimos que o modelo de negócios vai focar na criação e entrega de valor ao cliente gerando uma receita sustentável, o plano de negócios foca em um detalhamento das informações de mercado e da sua empresa para garantir que você tenha um passo à passo bem definido e com informações que minimizem a capacidade de algo dar errado.
As duas são ferramentas de gestão super poderosas e com funções diferentes.
De forma geral, o modelo de negócios foca mais na estratégia da sua empresa e o plano de negócios foca na execução dessa estratégia com base no mercado que se pretende atuar.
Por isso, ambas podem (e devem) ser utilizadas na hora de conceber a sua nova clínica médica.
Conhecendo o Business Model Canvas (BMC)
Mas como criar o seu modelo de negócios? Qual o caminho para desenhar essa estratégia de criação e entrega de valor aos clientes?
E a resposta é simples: utilize o Business Model Canvas (BMC).
Mas o que seria o BMC?
Criado por Alex Osterwalder, o Business Model Canvas é um framework (estrutura que serve de base para a criação de outras coisas) para a construção de negócios com alto valor para o mercado e com clareza do potencial de retorno para o empreendedor, ou seja, consegue materializar a construção do seu modelo de negócios.
O BMC é composto por 9 campos de preenchimento relacionados ao modelo de negócios e que vão trazer clareza sobre como a empresa irá operar de forma prática. Os campos do BMC são:
- Proposta de Valor
- Segmentos-Chave
- Canais
- Relacionamento com Clientes
- Atividades-Chave
- Recursos-Chave
- Parceiros Estratégicos
- Estrutura de Custos
- Fontes de Receita
Exemplos de Modelos de Negócios para Clínicas Médicas
Ao pensar em montar uma clínica médica, várias possibilidades passam pela cabeça do empreendedor:
- Monto uma clínica própria?
- Abro uma franquia?
- Desenvolvo uma clínica popular?
- Foco em uma clínica especializada?
- Entre várias outras dúvidas.
O fato é que todas essas possibilidades são consideradas modelos de negócios diferentes. Isso porque cada uma delas cria e entrega um valor diferente para o cliente, e pode operar com uma forma de monetização diferente.
Mas, falando em monetização, existe um modelo de negócios que tem crescido bastante nos últimos anos e que muitas clínicas médicas têm começado a adotar, o que tem potencializado radicalmente o crescimento financeiro delas: é o plano recorrente.
Basicamente, as clínicas médicas têm desenvolvido planos de benefícios e descontos para os seus clientes, de forma a garantir uma sustentabilidade financeira com grande crescimento exponencial.
A recorrência financeira é uma das principais tendências dentro da área da saúde, e muitas pessoas estão começando a se atentar para esse modelo de negócio como forma de expandir suas fontes de receita para além dos atendimentos médicos particulares.
Então, se você está pensando em começar uma clínica médica, estude um pouco mais sobre a oferta de planos recorrentes e a implementação de um modelo de negócios baseado na recorrência financeira. Com certeza você conseguirá se destacar no mercado e garantir um futuro promissor com crescimento financeiro constante.
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