Os perigos da cobrança manual de inadimplentes
Fazer a cobrança dos clientes inadimplentes pode ser uma das maiores dificuldades de uma empresa, não é mesmo? Afinal, como organizá-la para funcionar efetivamente? A cobrança manual ainda vale a pena? Qual seria a melhor solução para o seu negócio?
Tendo em vista os perigos da inadimplência para o seu negócio, elaboramos este texto para que você possa superá-la. Continue lendo o artigo para saber o porquê de não cobrar manualmente.
1. Desgasta a relação
Manter bom relacionamento com os seus consumidores é essencial. É o que fideliza os que já estão com você. Além disso, também pode gerar uma captação orgânica de novos clientes através de indicações.
A cobrança manual tende a expor aquele que é cobrado. Reflita: você gostaria se as pessoas próximas soubessem das suas dívidas? O mesmo raciocínio vale para quem está devendo para o seu empreendimento.
Às vezes, por falta de experiência, a cobrança é feita de maneira indevida. Seus clientes podem se sentir ofendidos por serem cobrados. Os cobradores, por sua vez, muitas vezes não conhecem seus direitos e deveres e acabam causando constrangimento desnecessário nos devedores. Isso, aliás, caracteriza-se como cobrança abusiva.
Além disso, ela pode fazer com que um bom cliente, que só está passando por um momento difícil, opte pela concorrência.
2. Está mais próxima da cobrança abusiva
Segundo o Código do Consumidor (Lei n.º 8.078/90), você não tem o direito de fazer uma cobrança abusiva. Ela consiste em:
- exposição do débito para terceiros;
- interferência nos momentos de lazer ou trabalho;
- realização de ligações excessivas;
- emissão de correspondências indiscretas.
Evidentemente, você pode, como credor, cobrar tudo aquilo que lhe é devido. No entanto, as práticas descritas acima são ilegais e cansativas. Com elas, você pode perder consumidores (atuais e futuros) e ainda ter problemas judiciais.
3. Causa ações indenizatórias
Você quer vencer a inadimplência para melhorar a saúde financeira do seu empreendimento, certo?
Entretanto, o tiro geralmente sai pela culatra quando você toma as atitudes erradas ou faz cobranças abusivas. Elas podem dar origem a ações indenizatórias dos clientes. A cobrança manual pode fazer com que você perca ainda mais dinheiro!
4. Cobrança manual tem alto custo
Sim, como se não bastassem todos os problemas que já foram apresentados, a cobrança manual de clientes inadimplentes ainda é bastante custosa!
Para organizá-la, você precisa direcionar recursos que poderiam ser mais bem aplicados em outros setores e, até mesmo, em investimentos.
Ela demanda muito tempo, já que é um processo demorado, e ainda carece de uma estrutura para funcionar corretamente. Você precisa gastar com contratações e ainda disponibilizar algumas vias para torná-la possível: transporte, pessoal, telefone etc.
5. Não tem praticidade
A falta de praticidade talvez seja um dos seus defeitos mais perigosos. Fazendo a cobrança manual, você coloca em risco a relação com o consumidor, pode ter problemas com a Justiça e ainda gasta muito para não ter o seu problema solucionado.
Por isso, é interessante experimentar soluções que automatizem esse processo por completo. Desse modo, você ganha em agilidade, otimiza uma prática trabalhosa e ainda vê os seus resultados despontarem. Elas também permitem visualizar a inadimplência com mais detalhismo por meio de relatórios analíticos.
Pense apenas em quão útil seria poder contar com uma gestão financeira completa, com automação de cobranças e emissão de boletos e notas fiscais. Isso não só facilitaria a renegociação de dívidas como também faria com que você recebesse os pagamentos em dia.
Sendo assim, considerando todos os problemas apresentados, não é válido continuar optando pela cobrança dos clientes inadimplentes feita por vias tradicionais ou manuais.
Agora que você entende os perigos da cobrança manual, veja quais são os motivos para implantar um sistema de cobrança online no seu negócio! Se estiver em dúvida, entre em contato conosco!