O empreendedor de plano funerário
A jornada de qualquer empreendedor é marcada por grandes desafios e um processo intenso de adaptação. São inúmeras as situações onde é preciso ter jogo de cintura para lidar com as mudanças do mercado, e isso não é diferente no setor de plano funerário.
Culturalmente, o mercado do luto ainda sofre bastante preconceito pela sociedade em geral. Possuir uma empresa direcionada para lidar com qualquer situação relacionada à morte exige muita força de vontade e um objetivo muito claro.
A gente passou a vida inteira sendo escorraçado. Até para abrir conta no banco era difícil, não dava pra esperar uma visita do gerente na empresa. Hoje é diferente.
Pablo Gueiros (Empreendedor do Plano Monte Verde e cliente da Tenex)
Para muitos empreendedores, a sua entrada nesse mercado se deu em virtude das relações familiares. O pai que já trabalhava no ramo, o sogro que tinha uma empresa ou até os tios que possuem um negócio há algumas décadas.
“Eu fiz faculdade de engenharia de produção, porém a minha mãe era casada com um rapaz que trabalhava no setor funerário e quando fiz 16 anos, comecei a ajudá-lo. Fui adentrando no ramo, gostando do segmento, utilizando ele como profissão e sigo até hoje.”, conta Pablo.
O fato é que a motivação de muitos desses empreendedores de planos funerários acaba sendo o apego familiar em expandir os negócios e a vasta experiência já adquirida naturalmente ao longo dos anos.
A gestão de um plano funerário
E diferente de qualquer outro tipo de negócio, o plano funerário, além da barreira do preconceito social, enfrenta um outro obstáculo: o próprio plano funerário.
Falamos aqui em outro texto sobre a importância de se adaptar às novas mudanças que o mundo vem trazendo, principalmente do ponto de vista de gestão de negócios.
Apenas os mais fortes, rápidos, inovadores e eficientes sobreviverão.
Felipe Bagetti, CEO da Tenex
O plano funerário, que ainda insiste em manter as práticas de gestão que já estão defasadas, não conseguirá competir com sucesso no mercado. É preciso se atualizar, estudar os novos modelos de gestão e implementar corretamente em seus negócios.
Alguns métodos tradicionais ainda são extremamente eficientes hoje em dia. Mas não dá para querermos pensar em crescimento da empresa sem pensar na modernização dos processos e nas novas tecnologias.
O plano funerário e as novas tecnologias
Em pleno século XXI, com tecnologia 5G chegando à nossa realidade, automações residenciais fazendo parte do nosso dia a dia, assistentes virtuais nos ajudando a resolver nossos problemas e diversas outras tecnologias integradas no nosso cotidiano, não tem como olharmos para o plano funerário e ficar de fora dessa evolução digital.
As novas tecnologias vieram para facilitar a vida das pessoas, e no ambiente empresarial não é diferente. Os sistemas de gestão estão aí para ajudar os empreendedores a otimizarem o trabalho, reduzir as falhas, agilizar a operação e, claro, aumentar a receita financeira.
Se você vislumbra um crescimento do seu plano funerário, precisa buscar o que há de novo em gestão de negócios e suas tecnologias.
Alguns empreendedores já abriram os olhos para isso desde o momento que começaram os seus planos funerários. É o caso de Pablo Gueiros:
Seja uma nova forma de gerenciar o seu negócio ou uma nova tecnologia que vai facilitar o controle e crescimento da sua operação, a verdade é que todo empreendedor precisa evoluir.
E a Tenex está aqui para ajudar você nesse processo. Somos especialistas em gerenciar vendas e cobranças de planos funerários, além de disponibilizar uma série de benefícios que você pode agregar nos planos oferecidos aos seus clientes.
Se você quiser saber um pouco mais sobre como a nossa plataforma funciona, e modernizar a gestão do seu plano funerário para crescer com mais segurança e eficiência, então agende uma conversa aqui com um de nossos especialistas.
Não deixe para depois. Invista agora no crescimento e sustentabilidade do seu plano funerário. Porque crescer é inegociável.