5 softwares de gestão estratégica para sua operação
Sempre batemos na tecla da importância de softwares de gestão para as empresas. Se você tem um negócio nos dias de hoje e quer aumentar seus resultados, não há mais como escapar da realidade da transformação digital.
Muitos empreendedores ainda conduzem a maior parte dos processos da sua gestão de forma manual, às vezes dependendo até do papel e do lápis para organizar as atividades e gerenciar as rotinas dos times.
“Mas eu já uso o excel para isso, preciso de mais o quê?”
Essa pode ser uma pergunta comum de gestores e empresários. A resposta é que, embora o excel seja excelente e sirva para muitas finalidades, existe uma infinidade de outras necessidades que apenas ferramentas criadas para fins específicos podem suprir.
Gerenciando seu negócio com mais eficiência
Já publicamos um texto aqui no blog falando sobre os benefícios das novas tecnologias para a gestão de empresas de plano recorrente. Ele pode te ajudar melhor a enxergar como essas ferramentas podem ser aplicadas no contexto da sua empresa.
Maior produtividade dos colaboradores, uma comunicação mais rápida e confiável e redução de custos são apenas algumas das vantagens que essas tecnologias oferecem.
São plataformas de gerenciamento de tarefas e de times, de atendimento e relacionamento com o cliente, de gestão de vendas e cobranças, entre outras, que otimizam os processos nas operações, aumentando o rendimento das equipes e melhorando os resultados.
Hoje vamos indicar cinco ferramentas de gestão estratégica para seu negócio de plano recorrente se tornar muito mais organizado e eficiente.
Portanto, já vai abrindo as abas aí no navegador, e pesquisando cada dica para começar a adotar as ferramentas na sua empresa e transformar sua forma de trabalhar.
Mas, antes de entrar nas dicas, é interessante falar um pouco de duas características que essas ferramentas conferem aos processos, e que fazem delas tão relevantes para a gestão da rotina de trabalho.
Digitalização: automação e otimização
A digitalização vem promovendo mais facilidade em todas áreas da vida, e duas palavrinhas que você vai ver bastante nesse contexto, e desejar que elas figurem nas suas operações, são: a automação e otimização.
Automação de tarefas e ações
Uma das maravilhas que o digital proporcionou foi a de tornar possível que ações sejam realizadas de modo automático, sem precisar da ação humana para sua execução, a exemplo de agendamento de cobranças ou disparo de mensagens em datas previamente determinadas.
Assim, menos esforços do time são empregados e as tarefas que antes necessitavam de mais pessoas e algumas horas, podem ser realizadas com alguns cliques, dentro de minutos e com mais precisão.
Otimização de processos
Com a digitalização e a automação de grande parte das atividades, se alcança a otimização dos processos, tornando-os cada vez mais rápidos, envolvendo menos pessoas e com baixo custo.
Desta forma, com várias tarefas dentro de um fluxo automatizado, gerenciado por pessoas competentes, sua empresa pode direcionar mais esforços e energia para outras questões estratégicas.
Gestão de tarefas (Trello)
Todo bom profissional sabe que se não tiver uma boa organização nas suas tarefas vai ser muito fácil deixar passar algum detalhe, perder prazos e reduzir o desempenho.
E mesmo sendo a pessoa mais organizada, que anota tudo certinho, registra as informações e se esforça para estar sempre em dia com suas atividades, com os recursos tradicionais é preciso muito mais empenho para seguir com essa organização. Nem precisamos falar dos desorganizados, não é?
Agora imagine uma ferramenta na qual você pode colocar seus projetos, criar etiquetas de categorização, checklists, anexar arquivos e documentos, definir prazos, trabalhar em equipe e ser notificado quando alguma tarefa está perto da data de entrega. Imaginou? Ela é o Trello.
Com uma super lista de funcionalidades, o Trello é pensado para gerenciar suas tarefas e o trabalho do seu time, otimizando a rotina e a deixando mais leve.
Comunicação e gestão de equipes (Slack)
Para ter uma boa e saudável comunicação corporativa, e gestão de equipes, sabemos que precisamos fugir do WhatsApp e ir muito além do e-mail.
Muitas empresas negligenciam esse aspecto do trabalho e acabam bagunçando todos os processos por falhas e ruídos na comunicação. Daí surgem os retrabalhos, desmotivação e dinheiro sendo desperdiçado.
O Slack organiza a sua gestão de equipes, os divide por projetos, cria canais para diferentes assuntos, permite mensagens diretas privadas, colaboração com equipes de outras empresas, automatiza ações e ainda se integra com uma variedade de outras ferramentas.
Além dessas funcionalidades mais práticas, ele é essencial para a tão desejada separação entre vida pessoal e profissional, pois impede que os assuntos de trabalho se encaminhem por outros canais destinados para outros tipos de relações.
Atendimento e suporte ao cliente (Zendesk)
Como tem sido cada vez mais comum que as empresas adotem uma cultura focada no cliente, a fim de oferecer uma melhor e personalizada experiência para cada um, nada mais justo do que uma ferramenta que ajude os negócios nessa missão.
Baixe o Ebook sobre Experiência do Cliente
Quando o cliente está no centro do negócio, suas necessidades são atendidas de modo positivo e a satisfação dele aumenta. Assim fica mais difícil perder clientes e mais fácil conquistar novos.
A Zendesk é uma completa plataforma de atendimento que visa oferecer suporte ao cliente em qualquer canal que ele estiver, seja e-mail, SMS, ligação ou até mesmo mensagem direta no instagram.
Todos os contatos com os clientes são feitos de forma unificada, em uma única plataforma, otimizando o trabalho do profissional e permitindo que a demanda do cliente seja atendida no menor tempo possível e com o máximo de assertividade.
Além disso, as ações mais rotineiras podem ser automatizadas e todas as informações são registradas e passam a fazer parte da jornada do cliente com aquela empresa, facilitando o suporte oferecido.
Automação de marketing (Mailchimp)
Não é só uma boa estratégia de captação de leads que conta com uma comunicação via e-mail, mas as ações de relacionamento com os clientes que já fazem parte da empresa também precisam de atenção.
Quando um lead converte e se torna cliente, ele deve passar a receber um novo tipo de mensagem, periodicamente, com o propósito de não permitir que ele se sinta abandonado.
A equipe de customer success precisa se manter sempre por perto para entender as necessidades do cliente e atender suas demandas, podendo até realizar novas vendas complementares ao longo de sua jornada.
Com mais de 20 anos de atuação, o Mailchimp se mantém atualizado como ferramenta de automação de marketing e gerenciamento de e-mails.
Fornece uma ótima estrutura para o relacionamento com o cliente, com criação de landing pages, captação e gestão de leads, criação de fluxos de email automatizados, relatórios e diversas outras funcionalidades.
Gestão de vendas e cobranças (Tenex)
Uma empresa de plano recorrente precisa de planejamento e organização redobrados na área financeira, pois qualquer falha pode levar a uma perda considerável no faturamento.
Uma ferramenta de gestão financeira, como a Tenex, vai ajudar o negócio nos processos de vendas, geração de boletos de pagamento, notificações de cobranças, emissão de notas fiscais e monitoramento de métricas e relatórios.
Além de otimizar os seus processos, reduzindo o tempo e custo investido nessas tarefas, você ainda consegue ter um maior controle e previsibilidade de receitas, gerando mais segurança nas decisões tomadas.
Sua empresa também vai conseguir reduzir a taxa de inadimplência ao facilitar o pagamento em vários meios, e melhorar o relacionamento com os clientes.
Deu pra ver que existem diversas soluções interessantes para potencializar a sua rotina de trabalho. Cada empresa possui uma dinâmica diferente de operação e, consequentemente, vai necessitar de uma ferramenta digital mais adequada para sua realidade.
Apesar disso, tenho certeza que agora você não tem mais dúvidas de que precisa, urgentemente, contratar ferramentas de gestão para otimizar seus processos, reduzir custos, aumentar o desempenho do time e melhorar os resultados do seu negócio.
Conta para nós nos comentários abaixo qual a ferramenta que você mais gostou e deixe a sua indicação de algum software de gestão que você já utiliza.
Inscreva-se na nossa newsletter
Se você gostou das dicas desse texto e se interessa por assuntos relacionados à gestão de negócios, assine a nossa Newsletter pelo formulário abaixo para receber conteúdos gratuitos selecionados que vão ajudar sua empresa nessa jornada.