Telemedicina: o que é, vantagens e tendências
Assim como em todos os segmentos do mercado, que foram atravessados pela revolução digital e pela dominação das tecnologias da informação e comunicação, a Medicina, recentemente, acelerou processos que já se esboçavam há um bom tempo: estamos falando da Telemedicina.
Se hoje ainda parece ser uma ideia estranha para muita gente, falar em uma consulta médica à distância, mediada por um computador conectado à internet, seria um absurdo 20 anos atrás. Um processo inviável, não seguro e nem um pouco prático.
Esse pensamento vem da resistência daqueles mais conservadores em relação às novas tecnologias e ferramentas de trabalho diferentes das já habituais, o que é comum a todos os tempos da história.
Entretanto, na posição de pacientes, todos nós conseguimos lembrar de alguma situação em que precisamos remarcar ou perder um compromisso importante por conta de uma consulta, ou exame, que só poderia ocorrer naquela data.
E quando envolve o trabalho, você já pode ter perdido as contas de quantas vezes os seus colaboradores tiveram que faltar com a rotina normal para cuidar da saúde.
Esses são exemplos simples e mais fáceis de lidar, mas podemos citar pessoas limitadas pela condição clínica e as que necessitam de deslocamento de cidade, tendo que viajar por horas, transformando uma simples consulta em um evento gigante e cheio de esforços.
Muitas dessas consultas são de retorno básico ou apenas para prescrição de medicamentos. Então, será que não existiria uma forma de simplificar esse processo?
É aí que entra a Telemedicina, um subgrupo da grande área da Telessaúde, que vem trazer benefícios não apenas para os pacientes, mas para todos os trabalhadores envolvidos nos serviços de saúde, desde a gestão administrativa até os atendimentos.
E se você é empreendedor na área da Saúde, certamente vai encontrar, neste texto, formas de inovar seu negócio com a Telemedicina e potencializar seus resultados. Segue a leitura!
O que é Telemedicina?
De forma bem prática, a Telemedicina é a Medicina à distância com o apoio da tecnologia.
De acordo com a Resolução Nº 2.314, de 20 de abril de 2022, do Conselho Federal de Medicina, é:
“O exercício da medicina mediado por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs), para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde.”
Reparem que trata-se de uma resolução de 2022. Apesar de já ser tema debatido e desenvolvido há décadas em outros países do mundo, como Estados Unidos e Israel, a Telemedicina só é iniciada no Brasil na década de 1990, ganhando força apenas nos anos 2000.
E foi durante a pandemia de Covid-19 que a temática acelerou seu desenvolvimento, com a promulgação da Lei Nº 13.989, de 15 de abril de 2020, que autorizou o uso da Telemedicina por conta do caráter emergencial ocasionado pela crise do coronavírus.
Esse foi um tempo de grandes avanços na área, seja em termos de regulamentação, seja na sua aceitação e popularização dentro da própria classe médica.
Conforme a mais nova resolução do CFM, a telemedicina pode ser realizada de forma síncrona ou assíncrona e é exercida em sete modalidades: teleconsulta, teleinterconsulta, telediagnóstico, telecirurgia, telemonitoramento ou televigilância, teletriagem e teleconsultoria.
Ainda assim, a legislação define a consulta presencial como a referência para consultas médicas, sendo a telemedicina um ato complementar. Porém, confere autonomia para que os médicos decidam sobre sua utilização de acordo com a necessidade de cada caso.
E o paciente, por sua vez, deve autorizar o atendimento por telemedicina, e o uso de seus dados, através de um termo de consentimento.
Vantagens da Telemedicina
Até aqui já deve ter ficado fácil visualizar as principais vantagens de se adotar a telemedicina, mas vamos listar mais algumas para fixar melhor o conteúdo.
- Redução de custos: para a gestão hospitalar é uma ótima forma de diminuir os gastos necessários para as consultas presenciais, materiais e salários de profissionais;
- Integração do sistema de saúde: os serviços de saúde costumam usar vários bancos de dados diferentes que, muitas vezes, não se comunicam entre si. Então, a integração das informações do paciente de forma ágil e segura, facilita a troca de dados pelo sistema de saúde;
- Mais organização e segurança de dados: além de proporcionar organização nos dados dos pacientes, facilitando a operação dessas informações pelos profissionais responsáveis, permite, também, segurança na proteção dos dados, conferida pela Lei Geral de Proteção de Dados;
- Agilidade na comunicação: toda essa integração do sistema de saúde, e maior organização, favorece a comunicação entre os profissionais da saúde e também entre médico e paciente;
- Ampliação das fronteiras geográficas: facilita o acesso da população de cidades de interior e localidades distantes dos grandes centros, aos serviços de saúde, garantindo mais qualidade, eficiência e equidade no atendimento;
- Redução de gargalos: levando assistência à cidades do interior, a telemedicina reduz as demandas nos grandes centros com a diminuição da transferência de pacientes. Movimento parecido foi visto durante a pandemia de Covid-19, quando era pedido que as pessoas ficassem em casa no início dos sintomas, para não sobrecarregar o sistema de saúde;
- Otimização do tempo: essa vantagem é percebida em todos os pontos do processo. A praticidade da telemedicina causa otimização do tempo da gestão hospitalar, do médico e do paciente. Consultas simples para prescrição de receitas e verificação de exames são facilmente realizadas sem a necessidade da presença física;
- Mais segurança para médicos: a organização e fidelidade das informações geradas nesse processo também dá mais segurança aos médicos, que podem requisitar trocas de opiniões com outros especialistas, através da teleinterconsulta, contar com melhores imagens para avaliação de exames e emissão de laudos, entre outras formas de assegurar o melhor diagnóstico e tratamento.
Tendência em oferecer serviços de Telemedicina em planos recorrentes
Agora, se você é atento e pensa lá na frente, já deve ter percebido formas de incrementar seu negócio com o uso da Telemedicina.
Os planos recorrentes têm sido muito utilizados para a oferta de serviços de Telemedicina, como em planos assistenciais de saúde, que agregam valor na sua entrega, ampliando sua capacidade de atuação no mercado.
Leita também: Cartão de saúde: a nova onda para conquistar as classes C e D.
E não é preciso, obrigatoriamente, ser um plano na área de saúde. Você pode ter um clube de vantagens com produtos diversos e oferecer serviços de Telemedicina para seus clientes através de uma rede de parceiros.
No caso de médicos, é possível aumentar a capacidade de atendimento, seja por conta própria, pela praticidade do processo, seja pela associação com profissionais especialistas de outras áreas da medicina.
Neste momento, você pode estar se perguntando como dar esse passo, que parece ser tão complexo. Existem empresas que podem te ajudar a oferecer a Telemedicina para seus clientes com mais segurança e confiança, como é o caso da Tenex.
Assim, sua empresa vai conseguir oferecer mais qualidade e eficiência na proposta de valor, gerar dados mais qualificados, otimizar os processos da operação, automatizar ações e reduzir as falhas humanas.
Como a Tenex ajuda você a oferecer serviços de Telemedicina
Com o intuito de potencializar o crescimento dos negócios dos nossos clientes, a Tenex disponibiliza o serviço de Telemedicina para você adicionar em seus planos.
O serviço de telemedicina da Tenex é ofertado em parceria com a Kera, referência no mercado de benefícios em saúde e com uma grande rede de credenciados à disposição por todo o país.
Temos a solução com o melhor custo-benefício do mercado (investimento 62,5% menor que a média do mercado), proporcionando um faturamento maior para o seu negócio junto com um serviço de qualidade para os seus clientes.
São vários os benefícios:
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- Teleatendimento ilimitado e sem custo adicional
- Descontos em medicamentos (Raia, Drogasil, Drogaria SP,…)
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