Plano Assistencial: O que é, vantagens e cuidados
Planos de saúde, seguros de vida, seguros automotivos, são todos modelos de negócios já bem conhecidos pela maioria das pessoas. Apesar de exigirem um alto investimento, são bem desejados e planejados pelas famílias em geral.
Além disso, empresas mais maduras, e já bem estabelecidas no mercado, têm o costume de oferecer esses planos e seguros como benefícios para seus funcionários. É uma forma de garantir mais qualidade de vida, e cuidar do bem-estar das pessoas para além do ambiente de trabalho.
Porém, pessoas que não têm emprego formal, com carteira assinada, em alguma dessas empresas, ou não possuem condições financeiras para arcar com os custos desses seguros e planos, acabam não tendo acesso a atendimento de saúde de maior qualidade e outros serviços diferenciados.
Então, uma alternativa a esse modelo, é o Plano Assistencial. Pode ser que você nunca tenha ouvido falar desse serviço, mas é uma outra forma de oferecer serviços voltados para a saúde e para a vida, sem maiores custos.
São inúmeras as maneiras de ofertar planos assistenciais, como o plano de assistência funerária, plano de assistência pet, plano de assistência automotiva, plano de assistência de saúde entre outros.
Neste texto, vamos explorar mais detalhes sobre essa modalidade de negócio e quais as principais vantagens de se empreender nesse ramo. Segue a leitura.
O que é um Plano Assistencial?
O plano assistencial consiste em oferecer serviços na área de saúde, de bem-estar e outras necessidades da vida para qualquer pessoa, prestando o auxílio aos beneficiários do plano.
Assim, trata-se de um modelo de negócio em que o cliente paga uma mensalidade que vai compor seu planejamento financeiro para utilizar em algum momento que precise, como uma consulta médica, um problema no carro, ou até mesmo o falecimento de um ente querido.
Planos assistenciais podem ter várias modalidades e tipos de entrega. Através de descontos em serviços e produtos, na organização logística de algum momento necessário entre várias outras formas.
A finalidade é dar comodidade ao cliente, por um custo baixo, em suas necessidades de saúde, imprevistos do cotidiano e bem-estar.
Para facilitar a visualização desses serviços, entender melhor suas características e o que entregam, vamos dar ênfase a três tipos comuns de planos assistenciais.
Plano de Assistência Funerária
Tema já discutido aqui no blog, o Plano de Assistência Funerária, ou Plano Funerário, tem objetivo de facilitar o planejamento para um momento da vida que todos nós iremos passar, mas sobre o qual não gostamos de pensar: a morte.
Um tema delicado e, portanto, um produto difícil de ser comunicado e vendido. Porém, se observarmos a ocasião com calma, nem sequer sabemos o que é necessário fazer quando alguém próximo falece.
Como escolher um caixão? Será que precisa de alguma documentação? Onde será o velório? Todas são perguntas que a maioria das pessoas só busca as respostas quando precisa.
Agora imagine se planejar para esse momento e ter todas essas questões cuidadas por profissionais, permitindo que o luto seja vivido com a atenção necessária. É isso que um Plano de Assistência Funerária faz quando acionado. Ele cuida do velório, sepultamento, documentação, caixão e o que mais for necessário dentro do que for acordado no plano.
Plano de Assistência de Saúde
Diferente do Plano de Saúde, que disponibiliza uma rede médica credenciada para consultas, exames, procedimentos e internações, o Plano Assistencial de Saúde oferece descontos em consultas, exames simples e remédios.
Alguns negócios englobam até clínicas e farmácias assistenciais, reunindo médicos e profissionais especialistas que oferecem seus serviços com descontos para os clientes do plano assistencial.
Os planos de saúde costumam ser bem mais caros que os assistenciais, pois têm cobertura médica mais ampla e uma abrangência maior de serviços ofertados.
Já o plano assistencial trata de descontos e tem uma gama bem menor de ofertas, por um baixo valor mensal. Por isso possui um melhor custo-benefício e também pode ser alvo de contratação por empresas para valer de benefício aos seus funcionários.
Plano de Assistência Pet
Com um forte destaque nos últimos anos, e aproveitando a onda de crescimento do mercado pet, os planos de assistência pet, ou plano de saúde pet, estão sendo bastante usados para incrementar os serviços de clínicas veterinárias.
Oferecendo consultas, exames laboratoriais, transporte e hospedagem de emergência, internações, envio de ração, agendamento de consultas, vacinas, assistência funerária, e outros, esse tipo de negócio cuida dos animais de estimação quando eles mais precisam.
Não é de hoje que cachorros e gatos são considerados parte das famílias que os adotam. Se eles também precisam de todos os cuidados com a saúde e bem-estar, nada mais justo do que existir um plano de assistência pet.
Já escrevemos, aqui, sobre os benefícios de oferecer um plano pet na sua clínica veterinária. Se quiser conhecer um pouco mais, é só conferir.
Benefícios em oferecer um Plano Assistencial
Agora que já sabemos o que é um plano assistencial e conhecemos alguns dos seus principais tipos, vamos trazer alguns benefícios para você, empreendedor que pensa em desenvolver um negócio com esse modelo.
1. Diferenciação no mercado
Tendo em vista que um plano assistencial pode ser um serviço agregado a um negócio já existente, como no caso de um plano de assistência pet em uma clínica veterinária, ele acaba fornecendo um diferencial para diversas empresas.
Essa diferenciação é bem importante em um mercado que vê surgir, a todo o tempo, novos negócios, que aumentam a competitividade nos setores. Oferecer um incremento como um plano assistencial, certamente, vai agregar mais valor ao negócio.
2. Previsibilidade de receitas e fluxo de caixa mais estável
Por se tratar de um modelo de negócios que requer pagamentos recorrentes dos clientes, empreender com um plano assistencial vai ajudar no controle financeiro da empresa.
Sabendo quanto de receita vai entrar no caixa durante os meses seguintes, o gestor terá condições de organizar melhor os novos investimentos e contratações, sem contar com as imprevisibilidades da compra pontual.
3. Fidelização de clientes
Quando o serviço prestado é de qualidade e o atendimento de excelência, dificilmente os clientes vão querer migrar para a concorrência.
Enquanto enxergarem valor naquela oferta, os clientes vão permanecer fiéis à empresa, e isso também favorece uma melhora nesse relacionamento.
Com a satisfação atendida, o cliente do plano não pensará muito na hora de renovar o contrato.
4. Digitalização e automação de processos
Como já falamos, o plano assistencial demanda o pagamento recorrente, possibilitando que muitas tarefas necessárias para a gestão desse tipo de negócio sejam automatizadas e realizadas por meio de plataformas digitais.
Emissão de boletos e notificações de cobrança, por exemplo, são ações que podem ser, facilmente, realizadas em poucos minutos e com alguns cliques. Isso poupa o tempo da equipe, que vai direcionar esforços para outras atividades e também faz economizar dinheiro.
O mercado já oferece inúmeras ferramentas que auxiliam nesses processos, como a Tenex, que permite, além de uma melhor gestão financeira do seu negócio, a contratação de planos assistenciais e diversos outros benefícios para o seu plano com muita praticidade.
Acredito que agora você não tenha mais dúvidas sobre os principais pontos do modelo de negócio de um plano assistencial. E se quiser saber mais sobre como começar um negócio do zero, temos um texto completo para você se aprofundar. Basta clicar aqui para ler.
Inscreva-se na nossa newsletter
Se você gostou desse texto e está querendo empreender com um plano assistencial, então assine a nossa Newsletter pelo formulário ao lado e receba conteúdos gratuitos selecionados que vão ajudar você nessa jornada.