Como a otimização de processos ajuda o setor financeiro?
Para falar de mapeamento e otimização de processos, primeiro temos que entender o que processo significa. Um processo é um conjunto de atividades executadas num determinado fluxo que tem como objetivo um resultado final.
Por exemplo, o passo a passo executado para elaboração de uma proposta de venda é um processo.
Nesse post, falamos sobre a importância do mapeamento e otimização de processos para o crescimento de uma empresa. Também mostramos por onde começar uma gestão orientada a processos.
A importância da otimização de processos
Uma empresa possui várias áreas e cada uma delas seus respectivos processos. Logo, é natural que o mapeamento dos processos comece pela principal atividade da empresa e depois chegue até às áreas chave.
Uma vez que seus processos estão mapeados você deve preparar o passo seguinte: otimização de processos.
Com o mapeamento concluído e o processo em operação, você ganha uma visão mais ampla do fluxo de atividades. Assim, consegue otimizar seu processo para alcançar um resultado melhor com menos esforço
O mapeamento e otimização de processos melhoram a operação da empresa. Identificando pontos de melhoria nas áreas e os ajustando, você evita erros e traz economia de tempo e recursos na sua empresa.
Além disso, a visão sistêmica que é adquirida com uma gestão orientada a processos permite tomadas de decisão mais assertivas e estratégicas.
Otimização de processos no setor financeiro
A saúde financeira é um indicador de uma operação bem feita e um modelo de negócio sustentável. É no setor financeiro que você tem a certeza de que suas contas estão fluindo bem e seu negócio terá continuidade.
Mapear e otimizar os processos do setor financeiro é vital para eliminação de erros, redução de custos, e entendimento real da saúde financeira do negócio.
Sem um entendimento detalhado das finanças, você pode estar remando contra a maré e não perceber.
Dicas para melhorar a otimização dos processos na sua empresa
Agora que você já sabe o que é a otimização de processos e a sua importância no departamento financeiro, confira algumas dicas para implementá-la com sucesso na sua empresa.
Conheça a rotina da sua empresa
Se mapear os processos é saber exatamente o passo a passo para concluir qualquer atividade na empresa, não podemos deixar de conhecer bem nossas rotinas.
Para isso, todos os envolvidos com a rotina empresarial devem estar comprometidos no mapeamento dos procedimentos diários.
Esse mapeamento pode ser criado com base em um fluxograma das atividades. Este deverá apresentar quais são os principais processos executados, os funcionários envolvidos, as áreas, os recursos e o que está sendo trabalhado em cada uma dessas tarefas.
Se você ainda não conhece nenhuma teoria sobre o mapeamento de processos, um caminho mais fácil é listar em sequência tudo o que envolve aquela atividade, do primeiro ao último passo.
Conhecendo bem a rotina, você já terá alguns recursos para possíveis melhorias de determinado processo.
Utilize a tecnologia na padronização dos processos
A maior aliada da otimização de processos é a tecnologia. Ela é essencial quando o assunto é a padronização, eficiência e racionalização de recursos.
É essencial o investimento em tecnologia para a otimização dos seus processos. Existem muitas soluções para diversas áreas e atividades específicas de uma empresa.
A tecnologia vai te ajudar a seguir o processo e também automatizar alguns passos. Isso te permite economizar tempo, evitar que algum passo seja esquecido pelo caminho e os retrabalhos.
Agora que você sabe a importância do mapeamento e otimização dos seus processos, não deixe a evolução do seu negócio para depois. Conheça bem sua rotina e utilize a tecnologia para melhorar seus resultados.
Se você não sabe por onde começar, procure por empresas que fornecem soluções de otimização de processos ou de consultoria em processos. Se você pensa em otimizar os processos do financeiro, não deixe de entrar em contato com a Tenex.