Como a cobrança recorrente pode salvar o seu negócio
Os serviços por assinatura existem há algumas décadas, mas foi mais recentemente que a cobrança recorrente ganhou mais destaque. Um software as service (SaaS), por exemplo, funciona exatamente desse modo, trazendo benefícios e economia para quem contrata. Contudo, a sua empresa também sai ganhando ao recorrer a essa possibilidade.
Sendo estruturado corretamente, esse modelo de cobrança gera impactos financeiros e estratégicos no empreendimento. Mais do que isso, ele pode ser o responsável por financiar o crescimento e até por salvar a empresa.
Neste texto, apresentaremos alguns benefícios da recorrência para o seu negócio.
Gera a padronização de operações
Se o seu empreendimento funciona cobrando mensalidade, significa que todos os clientes escolheram um dos planos disponíveis e pagam um valor determinado por uma quantidade de serviços ou recursos.
Essa prática facilita a padronização da atuação de negócio. O grande benefício de criar um padrão é que fica muito mais fácil avaliá-lo, de modo a identificar gargalos e oportunidades. É possível entender, por exemplo, quais são os recursos mais usados pelos clientes ou qual é o plano mais popular.
A partir disso, essa ação de vender e de receber pode ser replicada e até automatizada, economizando tempo e ampliando a produtividade.
Permite a escalabilidade
Escalabilidade consiste na capacidade que um processo ou negócio tem para lidar com uma porção crescente de trabalho de maneira uniforme e sem queda de qualidade. Ou seja, significa estar bem preparado para o crescimento de sua organização ou sistema.
Em geral, tudo o que é padronizado pode ser feito em escala. Como não há grandes mudanças de uma etapa para a outra, há a chance de aumentar o volume de solicitações e de rendimento sem ampliar a estrutura.
O grande resultado vem na forma de escalabilidade para a empresa. Graças à cobrança recorrente, você pode fazer com que o seu negócio cresça e se torne mais robusto sem aumentar os custos associados a essa tarefa.
Diminui os riscos empresariais
Se o empreendimento pode ser escalado, isso significa que ele consegue captar uma quantidade muito maior de clientes. Assim, expande sua carteira de assinantes, de modo a não depender de uma pequena base.
Esse fator leva a uma importante redução dos riscos empresariais. A inadimplência continua exigindo atenção, mas gera impactos menores para a continuidade do empreendimento, por exemplo.
Além disso, há maiores garantias quanto às finanças, de modo que o negócio consiga se comprometer com o próprio desenvolvimento.
Ajuda na previsão de receitas e na tomada de decisão
Existe um ganho importante quanto se detém a previsibilidade de receitas. Conhecendo o tamanho da base de clientes, os valores associados e outras métricas — como taxa de inadimplência e lifetime value (LTV) dos consumidores —, é possível fazer previsões financeiras certeiras.
Com elas, a gestão consegue saber quanto será o valor recebido a cada mês, o que aumenta a segurança. Assim, é viável criar provisionamentos, planejar as ações para captar mais clientes e até realizar investimentos.
A tomada de decisão, portanto, fica mais simples e apoiada pela certeza quanto ao recebimento financeiro.
Aumenta a rentabilidade
Depois do período inicial, os clientes ou assinantes entram no estado de manutenção. Ou seja, eles já sabem como usar os recursos, estão satisfeitos e precisam, apenas, do suporte eventual.
Ao mesmo tempo, continuam pagando o valor completo do plano no qual estão. Com isso, a empresa gasta menos para ter a mesma receita por cliente, o que aumenta a rentabilidade.
Com um grande número de clientes, os resultados são contínuos e o empreendimento passa a atuar para garantir que o serviço continue sempre adequado, melhorando a própria rentabilidade.
A cobrança recorrente traz padronização, segurança e escalabilidade para o seu negócio. Assim, fica mais fácil fazê-lo crescer e mantê-lo no mercado a longo prazo.
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