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como a cobrança recorrente pode salvar o seu negócio
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  • Finanças

Como a cobrança recorrente pode salvar o seu negócio

  • Posted by Jorge Wanderley
  • fevereiro 23, 2023
  • 3 min
A cobrança recorrente permite uma melhor previsão de receitas. Veja as principais vantagens de um negócio que cobra mensalidades.

Os serviços por assinatura existem há algumas décadas, mas foi mais recentemente que a cobrança recorrente ganhou mais destaque. Um software as service (SaaS), por exemplo, funciona exatamente desse modo, trazendo benefícios e economia para quem contrata. Contudo, a sua empresa também sai ganhando ao recorrer a essa possibilidade.

Sendo estruturado corretamente, esse modelo de cobrança gera impactos financeiros e estratégicos no empreendimento. Mais do que isso, ele pode ser o responsável por financiar o crescimento e até por salvar a empresa.

Neste texto, apresentaremos alguns benefícios da recorrência para o seu negócio.

Gera a padronização de operações

Se o seu empreendimento funciona cobrando mensalidade, significa que todos os clientes escolheram um dos planos disponíveis e pagam um valor determinado por uma quantidade de serviços ou recursos.

Essa prática facilita a padronização da atuação de negócio. O grande benefício de criar um padrão é que fica muito mais fácil avaliá-lo, de modo a identificar gargalos e oportunidades. É possível entender, por exemplo, quais são os recursos mais usados pelos clientes ou qual é o plano mais popular.

A partir disso, essa ação de vender e de receber pode ser replicada e até automatizada, economizando tempo e ampliando a produtividade.

Permite a escalabilidade

Escalabilidade consiste na capacidade que um processo ou negócio tem para lidar com uma porção crescente de trabalho de maneira uniforme e sem queda de qualidade. Ou seja, significa estar bem preparado para o crescimento de sua organização ou sistema.

Em geral, tudo o que é padronizado pode ser feito em escala. Como não há grandes mudanças de uma etapa para a outra, há a chance de aumentar o volume de solicitações e de rendimento sem ampliar a estrutura.

O grande resultado vem na forma de escalabilidade para a empresa. Graças à cobrança recorrente, você pode fazer com que o seu negócio cresça e se torne mais robusto sem aumentar os custos associados a essa tarefa.

Diminui os riscos empresariais

Se o empreendimento pode ser escalado, isso significa que ele consegue captar uma quantidade muito maior de clientes. Assim, expande sua carteira de assinantes, de modo a não depender de uma pequena base.

Esse fator leva a uma importante redução dos riscos empresariais. A inadimplência continua exigindo atenção, mas gera impactos menores para a continuidade do empreendimento, por exemplo.

Além disso, há maiores garantias quanto às finanças, de modo que o negócio consiga se comprometer com o próprio desenvolvimento.

Ajuda na previsão de receitas e na tomada de decisão

Existe um ganho importante quanto se detém a previsibilidade de receitas. Conhecendo o tamanho da base de clientes, os valores associados e outras métricas — como taxa de inadimplência e lifetime value (LTV) dos consumidores —, é possível fazer previsões financeiras certeiras.

Com elas, a gestão consegue saber quanto será o valor recebido a cada mês, o que aumenta a segurança. Assim, é viável criar provisionamentos, planejar as ações para captar mais clientes e até realizar investimentos.

A tomada de decisão, portanto, fica mais simples e apoiada pela certeza quanto ao recebimento financeiro.

Aumenta a rentabilidade

Depois do período inicial, os clientes ou assinantes entram no estado de manutenção. Ou seja, eles já sabem como usar os recursos, estão satisfeitos e precisam, apenas, do suporte eventual.

Ao mesmo tempo, continuam pagando o valor completo do plano no qual estão. Com isso, a empresa gasta menos para ter a mesma receita por cliente, o que aumenta a rentabilidade.

Com um grande número de clientes, os resultados são contínuos e o empreendimento passa a atuar para garantir que o serviço continue sempre adequado, melhorando a própria rentabilidade.

A cobrança recorrente traz padronização, segurança e escalabilidade para o seu negócio. Assim, fica mais fácil fazê-lo crescer e mantê-lo no mercado a longo prazo.

Para se beneficiar também, experimente hoje a melhor plataforma de cobrança recorrente.

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  • gestão operacional
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  • tomada de decisão
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Escrito por

Jorge Wanderley

Gestor de Marketing de Conteúdo da Tenex.

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